02/04/2018

Medo de falar em público? Use uma audiência virtual

Redação do Diário da Saúde
Medo de falar em público? Use uma audiência virtual
Medo de falar em público: Cícero pode lhe ajudar.
[Imagem: USC/Kian McKellar]

Medo de falar em público

Há muito os psicólogos sabem que falar em público é um dos maiores medos na sociedade moderna, podendo aumentar a ansiedade de qualquer pessoa - mesmo os não-fóbicos têm um natural aumento na ansiedade nessas situações.

Como é uma fobia difícil de superar, pesquisadores estão tentando usar uma ferramenta de realidade virtual para treinar as pessoas a lidarem com esse medo. Eles batizaram o programa de Cícero, em homenagem ao famoso orador romano.

"Falar em público é ameaçador para muitas pessoas. Nós queríamos ver se poderíamos usar humanos virtuais para criar um ambiente menos ameaçador e mais seguro," afirmam Stefan Scherer e Mathieu Chollet, da Universidade do Sudeste da Califórnia.

Os participantes usam óculos de realidade virtual que têm o efeito de mergulhá-los no mundo virtual, tornando-o o mais real possível. Nesse mundo, uma plateia de avatares animados, que parecem pessoas reais, é programada para reagir ao falante.

O feedback depende da aptidão do candidato a apresentador. Se ele se mostrar interessante, o público se inclinará para a frente, exibirá expressões faciais que transmitem engajamento, fará acenos "sim" com a cabeça etc. Se o falante não estiver indo bem, o público transmitirá a insatisfação, recuando, parecendo desinteressado, agitando as cabeças em sinal de "não" etc.

Plateia virtual

A equipe criou vários avatares, que apresentam cerca de 1.000 reações diferentes. Isso exigiu programar os avatares para reagir a pistas não-verbais, como a expressão facial do apresentador, o volume e tom de voz, sua linguagem corporal etc. A ideia é que a pessoa possa treinar exaustivamente até se sentir seguro, lidando com seu medo de falar em público de uma forma não-ameaçadora.

O programa Cícero ainda não está pronto para fins comerciais, afirma a equipe, acrescentando porém que estão trabalhando nisso e que anteveem uma ampla gama de usos.

"A capacidade de se comunicar em ambientes sociais muitas vezes influencia muito o desenvolvimento da carreira de uma pessoa," disse Scherer. "O Cícero pode ajudar os indivíduos a prosperar dando-lhes um treinamento contínuo e personalizado para atender às necessidades sempre em mudança de uma força de trabalho diversificada."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.