14/08/2014

Melhor forma de escovar os dentes? Dentistas não se entendem

Redação do Diário da Saúde
Melhor forma de escovar os dentes
Quer saber qual é a melhor forma de escovar os dentes? Nem os especialistas sabem.
[Imagem: UCL]

Você costumar procurar a opinião dos "especialistas" quando se trata de cuidar da sua saúde?

Pois é melhor tomar cuidado se você estiver procurando conselhos sobre a melhor forma de escovar os dentes.

Um estudo detalhado dos conselhos sobre como devemos escovar os dentes, divulgados por associações de dentistas, livros de odontologia e empresas fabricantes de produtos dentais revelou recomendações até mesmo contraditórias.

"Inaceitavelmente inconsistentes" foi o rótulo dado a essas recomendações por Aubrey Sheiham e seus colegas da Universidade College de Londres. O estudo foi publicado na revista British Dental Journal.

Como escovar os dentes?

Os pesquisadores coletaram todas as recomendações sobre a escovação dadas por associações de odontologia de 10 países, além de livros didáticos e empresas fabricantes de escovas e cremes dentais.

Eles encontraram uma ampla variação nas recomendações sobre o método de escovação, quantas vezes escovar os dentes durante o dia e quanto tempo deve durar cada escovação.

Não há consenso entre as diversas fontes, e uma "preocupante falta de acordo" entre os conselhos das associações de dentistas em comparação com os livros didáticos de odontologia.

"Se as pessoas ouvem uma coisa de uma associação de dentistas, outro de uma empresa de escovas de dentes e ainda outra coisa do seu dentista, não admira que elas estejam confusas sobre como escovar os dentes. Neste estudo, encontramos uma série inaceitavelmente inconsistente de aconselhamentos vindas de diferentes fontes," disse o Dr. Aubrey Sheiham.

Técnicas complicadas sem embasamento

"Mais preocupante ainda, os métodos recomendados pelas associações de dentistas não são os mesmos mencionados nos livros de odontologia como melhores. Não há nenhuma evidência para sugerir que técnicas complicadas sejam melhores do que uma esfoliação suave simples," acrescentou o pesquisador.

A técnica mais comumente recomendada envolve balançar suavemente a escova para trás e para frente em pequenos movimentos, a fim de soltar partículas de alimentos, a placa bacteriana e as bactérias.

No entanto, nenhum estudo em grande escala já demonstrou que este método seja mais eficaz do que uma esfregação básica.

Para tentar fechar a questão, o próprio pesquisador dá seu conselho.

"Escove suavemente com um movimento horizontal simples de esfregar, com a escova em um ângulo de quarenta e cinco graus para chegar à placa bacteriana," recomenda ele. "Para evitar escovar com muita força, movimente a escova com os dedos e não com o punho. Este método simples é perfeitamente eficaz para manter a gengiva saudável," disse o Dr. Aubrey Sheiham.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Higiene Pessoal

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.