28/08/2015

Memórias são para sempre: Você nunca esquece totalmente

Redação do Diário da Saúde
Memórias são para sempre: Você nunca esquece totalmente
Outros estudos já haviam demonstrado que memórias perdidas podem ser reativadas com luz.
[Imagem: Dheeraj Roy]

Memórias são para sempre

Nossas memórias são mais robustas e duradouras do que pensávamos - na verdade, parece ser impossível esquecer de fato alguma coisa.

Uma equipe da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu que é possível reverter a amnésia provocada por métodos que se acreditava produzirem a perda definitiva da memória.

Isto representa a descoberta de um processo no cérebro que poderá permitir a recuperação de memórias perdidas ou, ao contrário, ajudar a enterrar bem fundo más lembranças traumáticas.

"Pesquisas anteriores nesta área concluíram que, quando você relembra uma memória, ela é sensível à interferência de outras informações e, em alguns casos, é completamente apagada. Nossa pesquisa contesta essa visão e nós acreditamos que prova que as coisas não acontecem dessa maneira," disse Thomas Kerrie, líder da equipe.

Amnésia

A equipe aplicou em cobaias uma técnica descrita na literatura científica como capaz de induzir a amnésia total.

De forma surpreendente, eles descobriram que é possível aplicar "lembretes fortes o suficiente" para trazer de volta a memória, mostrando que não ocorreu de fato uma amnésia total.

Embora os resultados tenham sido demonstrados em camundongos, a equipe afirma esperar que eles possam ser verificados igualmente nos seres humanos, abrindo o caminho para o desenvolvimento de novas terapias e novas drogas para pessoas que sofrem com distúrbios de memória.

"Estamos ainda muito longe de ajudar as pessoas com problemas de memória. No entanto, esses modelos animais refletem com precisão o que acontece nos seres humanos e sugerem que nossas memórias autobiográficas, nossas auto-histórias, são obscurecidas por novas memórias, em vez de serem perdidas," disse o professor Thomas.

"Esta é uma perspectiva interessante em termos do tratamento de doenças psiquiátricas associadas com distúrbios de memória, tais como o transtorno de estresse pós-traumático, a esquizofrenia e a psicose," concluiu.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Memória

Mente

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.