28/12/2022

Brasil tem primeiro caso de meningoencefalite causada por fungo

Redação do Diário da Saúde
Brasil tem primeiro caso de meningoencefalite causada por fungo 'Penicillium chrysogenum'
O P. chrysogenum após sete dias de cultura. A imagem da esquerda apresenta a parte frontal do microrganismo, enquanto a imagem da direita mostra o seu reverso.
[Imagem: Fiocruz]

Meningoencefalite

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz confirmaram o primeiro caso no Brasil de meningoencefalite causada pelo fungo Penicillium chrysogenum.

Raramente apontado como agente causador de doenças em humanos, o microrganismo provocou infecção grave no cérebro e nas meninges de uma paciente no município do Rio de Janeiro, levando-a a óbito.

A adolescente de 14 anos foi admitida no centro médico com dores de cabeça, fotofobia e vômito, sem comorbidades e com plena capacidade imunológica de reagir contra microrganismos patogênicos. A presença do fungo foi observada em análises do líquido cefalorraquidiano - substância que envolve o cérebro e a medula espinhal.

A forma como a paciente foi infectada pelo P. chrysogenum não ficou evidente. Embora o fungo esteja amplamente distribuindo no ambiente, é mais comum encontrá-lo em solos onde há matéria em decomposição, passagem de esgotos e obras.

"Os quadros de meningoencefalite são comumente associados a infecções provocadas por bactérias ou por fungos do gênero Cryptococcus. Foi um espanto identificar que este caso estava relacionado ao Penicillium, e de uma espécie que ainda não tinha sido descrita no país como causadora dessa doença," destacou o pesquisador Manoel de Oliveira.

Com a confirmação, os médicos iniciaram tratamento da jovem com duas classes de medicamentos antifúngicos. Apesar dos esforços, a paciente veio a óbito em decorrência de choque séptico e neurogênico. 

"A gravidade desse caso nos preocupa por ter ocorrido principalmente em uma paciente imunocompetente, pois pode significar que o P. chrysogenum tem um perfil de escape da resposta imunológica. O caso poderia ter tido uma evolução ainda mais rápida e complicada em pacientes com a imunidade comprometida, como pessoas com HIV/Aids ou em tratamento da Covid-19," explicou Manoel.

Checagem com artigo científico:

Artigo: First report of fungal meningoencephalitis by Penicillium chrysogenum in Brazil
Autores: Rômulo Vieira Mello de Oliveira, Danielly Corrêa-Moreira, Túlio Vieira Mendes, Rafael Santos de Aragão Pedroso, Vinícius Tadeu Dias Pereira de Faria, Manoel Marques Evangelista Oliveira
Publicação: International Journal of Infectious Diseases
Vol.: 126, P94-97
DOI: 10.1016/j.ijid.2022.11.015
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Vírus

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.