24/01/2013

Ministério da Saúde quer mais pesquisa científica em DST, AIDS e hepatite

Com informações da Agência Brasil

Mais ciência

O Ministério da Saúde lançou edital para selecionar pesquisas em DST, AIDS e hepatites virais.

O edital, que contempla 23 linhas de pesquisa, prevê investimentos de R$ 4 milhões para o financiamento dos estudos.

Os projetos devem escolher entre três temas: prevenção e epidemiologia; diagnóstico e desenvolvimento tecnológico; e gestão e avaliação de políticas públicas de saúde.

Prevenção e epidemiologia

Metade dos recursos se destina a pesquisas voltadas para prevenção e epidemiologia.

Uma das linhas de pesquisa nessa área é a aceitabilidade e a efetividade de novas tecnologias de prevenção ao HIV, como profilaxia pré-exposição sexual, circuncisão, tratamento como prevenção e microbicidas.

Entre as populações-alvo dos estudos estão profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, travestis e transgêneros. O investimento em pesquisas tem como foco, ainda, pessoas privadas de liberdade e população de rua.

"É fundamental conhecer as metodologias de intervenções locais bem-sucedidas, principalmente com foco em populações em situação de maior vulnerabilidade", avalia o diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

Incentivo à pesquisa

Segundo Greco, o incentivo à pesquisa contribui para o aprimoramento da política brasileira de AIDS e hepatites virais, e para a implementação de políticas públicas de saúde.

Podem participar da seleção, instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento públicos ou privados, sem fins lucrativos.

Empresas públicas, organizações não-governamentais e serviços de saúde que desenvolvam atividades de pesquisa, também podem concorrer ao financiamento.

As inscrições já estão abertas e o edital completo pode ser acessado no site do ministério.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Desenvolvimento de Medicamentos

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.