28/01/2010

Ministro Tarso Genro defende nova política contra as drogas

Isabela Vieira - Agência Brasil

Política de drogas

Ao discursar para centenas de jovens no Fórum Social Mundial, o ministro da Justiça, Tarso Genro, defendeu "uma nova política de drogas". O debate foi feito em Novo Hamburgo, a 40 quilômetros da capital, onde será realizada nesta tarde, a Marcha da Maconha.

"Sou a favor de uma nova política de drogas. O problema da pessoa que se droga está relacionado com questões ligadas à saúde pública. Tem que ocorrer uma discussão muito séria para modificar as leis relacionadas ao uso de drogas leves", defendeu, ovacionado pela plateia.

Política atrasada

De acordo com a norma mais recente, a Lei 11.343, de 2006, a pessoa pega com drogas para consumo próprio deve ser penalizada com medidas socioeducativas que considerem a quantidade da apreensão, os antecedentes do usuário e as circunstâncias do flagrante.

"Acho que nossa política de drogas é atrasada, em relação, inclusive, ao próprio usuário. Queria deixar bem claro minha posição sobre isso", reforçou.

Tarso explicou que "a grande questão" a ser enfrentada em relação às drogas é o tráfico, em especial, de cocaína e seus derivados, que estão ligados a outros tipos de crime.

"Isso nos preocupa porque [o tráfico] é um processo de acumulação financeira ilegal que deriva um conjunto de crimes, não somente financeiros", exemplificou.

Caso de polícia

Ao chegar no acampamento, onde acontecerá uma marcha em favor "do controle público das drogas", Tarso Genro lembrou do slogan utilizado pelos defensores da legalização da maconha, no último fórum social, em Belém (PA).

"Quando estive aqui [acampamento da juventude, montado em todas edição do evento], no outro fórum, um grupo de manifestantes me cercou com vários vasinhos [com mudas de maconha] dizendo: Ei, polícia, maconha é uma delícia", contou. Ao ser novamente ovacionado, fez um alerta: "Ei, pessoal, estou com a Polícia Federal."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vícios

Drogas Lícitas

Gestão em Saúde

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.