20/03/2023

Morar na cidade ou no campo? Pesquisa revela diferenças psicológicas

Redação do Diário da Saúde
Morar na cidade ou no campo? Pesquisa revela diferenças psicológicas
Contrariamente à imagem que se tem da vida no campo, as pessoas que vivem lá apresentam maior incidência de problemas psicológicos.
[Imagem: Josep Monter Martinez/Pixabay]

Vida bucólica ou vida monótona?

Morar no campo, nas áreas rurais, há muito é idealizado como um modo tranquilo para se viver sem estresse e criar uma família sem os riscos da cidade grande. Além disso, ar livre, natureza, menos poluição e mais espaço apresentam grandes vantagens para o bem-estar.

Por isso, Olivia Atherton e colegas da Universidade de Houston tiveram uma surpresa quando decidiram comparar os moradores em áreas rurais e urbanas sob vários aspectos em um estudo de psicologia.

A equipe examinou se existem diferenças rural-urbanas nos níveis e mudanças nos traços de personalidade conhecidos como Cinco Grandes (extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade, neuroticismo) e bem-estar (bem-estar psicológico, satisfação com a vida) ao longo da vida adulta.

Os dados indicam que as pessoas que vivem em áreas rurais tendem a ser mais ansiosos, mais deprimidos e mais neuróticos, bem como menos abertos a novas ideias e pontos de vista.

O estudo também revelou que aqueles que vivem no campo e aqueles que vivem na cidade têm praticamente os mesmos marcadores quando se trata de satisfação com suas vidas e propósito ou significado na vida.

A pesquisa também identificou disparidades no acesso a serviços psicológicos como um potencial fator negativo para o bem-estar das populações rurais.

"Será fundamental melhorar o acesso a serviços psicológicos em áreas remotas e identificar como as características e valores das comunidades rurais podem ser aproveitados para promover a saúde psicológica positiva.

"Dadas as consequências de longo alcance das disparidades de saúde rural para indivíduos, famílias e comunidades, há uma necessidade premente de identificar os mecanismos psicológicos, sociais e estruturais responsáveis pelas disparidades e as formas de intervir nesses mecanismos para melhorar a saúde das pessoas das zonas rurais," disse Atherton.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Rural-urban differences in personality traits and well-being in adulthood
Autores: Olivia E. Atherton, Emily C. Willroth, Eileen K. Graham, Jing Luo, Daniel K. Mroczek, Marquita W. Lewis-Thames
Publicação: Journal of Personality
DOI: 10.1111/jopy.12818
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Emoções

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.