15/10/2020

Mulheres que dão à luz mais tarde podem viver mais

Redação do Diário da Saúde
Mulheres que dão à luz mais tarde podem viver mais
O consumo de ômega-3 restaura os telômeros, que normalmente encurtam com o envelhecimento.
[Imagem: Wikimedia/Ufinne]

Telômeros e longevidade

Ninguém sabe ao certo quanto tempo vai viver.

Contudo, o comprimento dos telômeros pode oferecer algumas dicas significativas sobre a longevidade esperada de uma mulher que tenha sido mãe.

O Dr. Aladdin Shadyab, da Universidade da Califórnia de San Diego, descobriu como a idade da mulher no nascimento do último filho afeta o comprimento dos telômeros dos leucócitos e a saúde a longo prazo.

Os telômeros são complexos de DNA-proteína repetidos que protegem as extremidades dos cromossomos e têm-se mostrado essenciais para manter a estabilidade genômica. E os leucócitos, ou glóbulos brancos, são células imunológicas encontradas no sangue.

Esta não é a primeira vez que o comprimento dos telômeros leucocitários é relacionado à expectativa de vida, embora no sentido inverso: Estudos anteriores sugeriram uma ligação entre o comprimento dos telômeros e várias condições crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, algumas doenças neurológicas e vários tipos de câncer.

Longevidade e idade no último parto

O Dr. Shadyab confirmou que a idade materna no nascimento do último filho está positivamente associada ao comprimento dos telômeros, o que significa que as mulheres que deram à luz seu último filho mais tarde na vida provavelmente terão telômeros mais longos, um biomarcador de saúde e longevidade a longo prazo.

Este novo estudo em larga escala incluiu mais de 1.200 mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa de várias etnias e origens. Além disso, ao contrário de estudos anteriores, foram levados em consideração fatores sociodemográficos relacionados aos padrões de procriação e decisões de saúde.

É importante salientar que esta conclusão mostrou-se válida para mulheres com um ou dois filhos nascidos vivos ou que usaram anticoncepcionais orais.

"Mais pesquisas são necessárias para determinar se a idade maternal mais avançada no último nascimento causa o alongamento dos telômeros ou se o comprimento dos telômeros serve como um indicador da saúde geral e corresponde à capacidade da mulher de ter filhos mais tarde," comentou a Dra. Stephanie Faubion, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, entidade responsável pela publicação da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Age at first childbirth as a predictor of health outcomes later in life among women
Autores: Aladdin Shadyab
Vol.: 27 - Issue 10 - p 1099-1100
DOI: 10.1097/GME.0000000000001642
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Gravidez

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.