01/10/2012

Mundo terá 1 bilhão de idosos dentro de 10 anos

Com informações da BBC

Envelhecimento

Nos próximos dez anos, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade no planeta vai aumentar em quase 200 milhões, superando a marca de um bilhão de pessoas.

Em 2050, os idosos chegarão a dois bilhões de pessoas - ou 20% da população mundial.

É o que informa um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) sobre o perfil demográfico global e o aumento da expectativa de vida em diversos países do mundo.

Superando os jovens

A tendência é que os idosos se tornem cada vez mais numerosos em relação às pessoas mais jovens.

Em 2000, a população idosa do planeta superou pela primeira vez o número de crianças com menos de 5 anos.

Agora, a entidade prevê que, em 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos vá superar também a população de jovens com menos de 15 anos.

Segundo a UNFPA, o envelhecimento da população será mais perceptível em países emergentes.

Hoje, cerca de 66% população acima de 60 anos vivem em países em desenvolvimento. Em 2050, essa proporção subirá para quase 80%.

Questões econômicas do envelhecimento

A agência da ONU diz que o aumento da expectativa de vida no planeta é "motivo de celebração", mas alerta para alguns riscos econômicos do envelhecimento da população.

A UNFPA alerta que o desafio para muitos países emergentes é encontrar políticas públicas para lidar com o envelhecimento desta população nas próximas quatro décadas.

No Brasil, a previsão é que o número de idosos triplique de hoje até 2050 - passando de 21 milhões para 64 milhões.

Por essas previsões, a proporção de pessoas mais velhas no total da população brasileira passaria de 10%, em 2012, para 29%, em 2050.

Idosos sustentam jovens

Um dos problemas enfrentados pelos idosos, segundo a ONU, é a discriminação.

O estudo da ONU também fala que existem mitos comuns sobre idosos que nem sempre são amparados pelos números.

Uma ideia amplamente difundida é a de que os mais jovens sustentam economicamente os mais velhos através do sistema de previdência.

Segundo a UNFPA, em muitos países, inclusive no Brasil, o caso contrário ainda é bastante comum.

"Em termos econômicos, ao contrário da crença popular, um número grande de pessoas mais velhas contribui com suas famílias, ao amparar financeiramente gerações mais jovens, e com as economias nacional e local, ao pagar impostos", diz o relatório.

"No Brasil, México, Estados Unidos e Uruguai, por exemplo, a contribuição [financeira] dada pelas pessoas mais velhas é substancialmente maior que a que eles recebem."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Qualidade de Vida

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.