01/08/2025

Musicoterapia reduz sintomas de pacientes com demência

Redação do Diário da Saúde

Música contra demência

Ao usar música em vez de medicamentos em pacientes com demência, pesquisadores detectaram um resultado que eles chamam de "notável".

Com a falta de tratamentos efetivos contra as demências, incluindo Alzheimer, a comunidade científica tem-se debruçado sobre alternativas à medicação psicotrópica, de modo a dar algum suporte aos pacientes, que hoje estão praticamente sem opções de tratamento eficaz.

O estudo piloto envolveu um musicoterapeuta atuando em enfermarias de hospitais, ministrando sessões clínicas de música e implementando planos de cuidados musicais para cada paciente.

A musicoterapia pode incluir cantar, tocar ou ouvir música. A seleção é importante, porque uma música pode ser mais curativa do que outras. O terapeuta também pode identificar maneiras específicas pelas quais a música pode ser usada por famílias e cuidadores na rotina diária de cuidados de um indivíduo.

Os pacientes apresentaram melhora nas pontuações de qualidade de vida e uma redução na gravidade dos sintomas de angústia e perturbação. Por outro lado, as pontuações de agitação aumentaram ligeiramente.

"Pessoas com demência internadas em enfermarias de saúde mental frequentemente vivenciam níveis muito altos de sofrimento, e a equipe está sob imensa pressão para lidar com isso de maneiras seguras e compassivas. Nosso estudo produziu resultados promissores e demonstrou, de forma importante, que a ferramenta pode ser usada com eficácia nesses cenários altamente complexos, oferecendo uma opção alternativa às formas atuais de lidar com sofrimento severo, como a medicação psicotrópica," disse a professora Naomi Thompson, da Universidade Anglia Ruskin (Reino Unido).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Music therapy embedded in the life of dementia inpatient care to help prevent and manage distress: a feasibility study to inform a future trial
Autores: Naomi Thompson, Helen Odell-Miller, Chris Pointon, Benjamin R. Underwood, Emma Wolverson, Rachel Hunt, Joanne Inglis, Abdulwarrith Olawale, Lucy Pickering, Alison Wilkinson, Christine Wise, Cansu Buyukulas, Robert Dudas, Jufen Zhang, Ming-Hung Hsu
Publicação: Frontiers in Psychiatry
DOI: 10.3389/fpsyt.2025.1618324
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Neurociências

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.