08/09/2021

Nanocápsulas de medicamentos são extraídas do leite de vaca

Redação do Diário da Saúde
Nanocápsulas de medicamentos são extraídas do leite de vaca
Os exossomos extraídos do leite de vaca podem substituir comprimidos e injeções por sucos e vitaminas medicamentosos.
[Imagem: Spencer R. Marsh et al. - 10.7150/ntno.62213]

Teranóstica

Para proteger e transportar moléculas delicadas por todo o corpo, nossas células usam minúsculas "sacolas" chamadas exossomos, cápsulas biológicas nanoscópicas (um nanômetro é mil vezes menor do que um micrômetro, que descreve objetos microscópicos).

Essas cápsulas, que são abundantes também no leite de vaca, são fortes o suficiente para resistir à degradação enzimática, bem como às flutuações ácidas e de temperatura no intestino e na corrente sanguínea.

Devido ao seu papel natural, os exossomos têm se tornado os principais candidatos para uma nova geração de administração de medicamentos direcionada no corpo, além de serem a base de um novo campo de pesquisas, chamado teranóstica, que junta terapia com diagnóstico.

Esse papel de transportar medicamentos é conhecido como nanocarreador.

Capturar essas nanocápsulas do leite, porém, garantindo níveis de pureza de grau clínico, é um processo complexo porque é difícil isolar os exossomos de outras proteínas e lipídios do leite.

Milkshake em vez de injeção

Spencer Marsh e seus colegas da Universidade Técnica da Virgínia (EUA) desenvolveram agora um método escalonável - que pode ir do laboratório para a indústria - para colher exossomos do leite de vaca não pasteurizado. Usando este método de purificação, a equipe consegue extrair aproximadamente uma xícara de exossomos purificados para cada galão de leite (3,78 litros) não pasteurizado.

"Pela primeira vez, traçamos um caminho em direção à escalabilidade industrial da purificação de exossomos para administração oral de drogas," comemorou o professor Rob Gourdie, coordenador da pesquisa.

Este é o coroamento de uma década de pesquisas para a aplicação farmacêutica dos exossomos, particularmente para a entrega de medicamentos frágeis, como peptídeos e microRNAs.

"Imagine que, em vez de tomar uma vacina, sua enfermeira lhe dê um milkshake. Outro milkshake pode conter exossomos carregados com um peptídeo terapêutico projetado para proteger órgãos internos, como o coração, do infarto do miocárdio," exemplificou Gourdie.

Os exossomos também podem penetrar na barreira hematoencefálica, uma membrana que protege o cérebro de patógenos indesejáveis e compostos químicos perigosos, representando uma nova maneira de administrar terapias para tratar doenças neurológicas e câncer no cérebro.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Novel Protocols for Scalable Production of High Quality Purified Small Extracellular Vesicles from Bovine Milk
Autores: Spencer R. Marsh, Kevin J. Pridham, Jane Jourdan, Robert G. Gourdie
Publicação: Nanotheranostics
Vol.: 5 (4): 488
DOI: 10.7150/ntno.62213
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Medicamentos Naturais

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.