04/03/2024

Nanomaterial para implante de retina restaura visão usando sons

Redação do Diário da Saúde
Nanomaterial para implante de retina restaura visão usando sons
Esquema da estimulação fotoacústica da retina usando um implante que serve como transmissor fotoacústico quando energizado por pulsos de laser. O implante impede a penetração da luz na retina e converte o pulso do laser em um pulso acústico que excita as células da retina.
[Imagem: Spicer et al. - 10.1109/NANO58406.2023.10231283]

Enxergando com sons

A nanotecnologia criou um novo material - um nanomaterial - para implantes de retina que poderá ajudar a restaurar a visão de milhões de pessoas.

A retinite pigmentosa rouba gradualmente a visão de cerca de dois milhões de pessoas em todo o mundo. Atualmente não existem tratamentos eficazes para parar ou corrigir os danos causados por esta doença hereditária, que mata as células fotorreceptoras na parte posterior do olho.

James Spicer e colegas da Universidade Johns Hopkins (EUA) criaram um nanomaterial cuja pretensão é mudar esse quadro. Para isso, como não podem mais depender da luz, as células danificadas da retina passam a ser acionadas por pulsos de ondas sonoras.

O material macio e flexível contém nanopartículas de um metal chamado paládio, que pode converter a luz em ondas sonoras que ativam as células da retina. O uso de uma técnica especial, que permitiu o crescimento das partículas diretamente dentro de uma matriz de silicone, garantiu que o material seja capaz de produzir ondas sonoras fortes e estimulantes quando exposto a pulsos de luz de baixa potência.

Prótese de retina

Quando transformado em um implante de retina e ativado por iluminação a laser, o nanocompósito biocompatível mostrou-se promissor na estimulação das células na retina doente, enviando sinais ao córtex visual do cérebro.

"Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a aplicação imediata dos nossos materiais é produzir uma prótese de retina que possa ser usada para produzir o que chamamos de 'experiência semelhante à visão' para pacientes que sofrem de perda de visão," disse a professora Alexandra Patterson. "Mas também existem aplicações potenciais para este material em outras áreas da medicina, bem como na produção de energia, medições de precisão e imagens."

Para seguir adiante, alguns membros da equipe estão testando como o material interage com as células da retina, enquanto Patterson e Spicer estão explorando modos de produzi-lo no formato curvo da retina.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Polymer Matrix Nanocomposites as Photoacoustic Transmitters for Epiretinal Prosthetics
Autores: James B. Spicer, Jeeun Kang, Alexandra L. Patterson, Emad M. Boctor
Publicação: IEEE 23rd International Conference on Nanotechnology
DOI: 10.1109/NANO58406.2023.10231283
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Implantes

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.