27/04/2021

Nanotecnologia aumenta em quatro vezes crescimento ósseo após implante

Redação do Diário da Saúde
Nanotecnologia aumenta em quatro vezes crescimento ósseo após implante
Os nanopilares induzem modificações nas células-tronco, aumentando a produção de células ósseas.
[Imagem: James Carthew et al. - 10.1002/advs.202003186]

Implante e substituição óssea

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma nova técnica que pode acelerar a recuperação dos pacientes após cirurgias de implante e substituição óssea.

James Carthew e seus colegas desenvolveram um material cuja superfície é tratada em nanoescala para produzir ranhuras e pilares que essencialmente "enganam" as células-tronco para que elas se tornem células ósseas.

Curiosamente, a chave de toda a manipulação das células está nos nanopadrões superficiais, criados por uma técnica de nanoimpressão por ultravioleta, similar à usada na fabricação de chips de computador.

Quando implantados no corpo - como parte de um procedimento de substituição óssea, como quadril ou joelho - essas superfícies cobertas pelos nanopilares mudaram a forma, o núcleo e o material genético dentro das células-tronco.

Melhor do que isso, a equipe constatou a produção de quatro vezes mais osso, em comparação com os métodos atuais.

"O que isso significa é que, com mais testes, poderemos acelerar o processo de travamento das substituições ósseas com o tecido circundante, além de reduzir os riscos de infecção," disse a professora Jessica Frith, da Universidade Monash (Austrália).

"Também pudemos determinar a forma que essas estruturas de pilar assumem e o tamanho que precisam ter para facilitar as mudanças em cada célula-tronco, e selecionar aquela que funciona melhor para a aplicação," acrescentou.

Os pesquisadores agora estão avançando para testes em modelos animais para ver como seu material funciona a longo prazo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Precision Surface Microtopography Regulates Cell Fate via Changes to Actomyosin Contractility and Nuclear Architecture
Autores: James Carthew, Hazem H. Abdelmaksoud, Margeaux Hodgson-Garms, Stella Aslanoglou, Sara Ghavamian, Roey Elnathan, Joachim P. Spatz, Juergen Brugger, Helmut Thissen, Nicolas H. Voelcker
Publicação: Advanced Science
Vol.: 8, Issue 6 2003186
DOI: 10.1002/advs.202003186
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Nanotecnologia

Células-tronco

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.