11/10/2021

Nanotecnologia magnética poderá tratar câncer de forma direcionada

Com informações da Agência Fapesp
Nanotecnologia magnética poderá tratar câncer de forma direcionada
A proposta é usar nanopartículas que podem ser guiadas com a aplicação de um campo magnético externo para atacar tumores sólidos resistentes aos tratamentos convencionais.
[Imagem: Joana Claudio Pieretti et al. - 10.1007/s10856-021-06494-x]

Nanotecnologia contra o câncer

Pesquisadoras da Universidade Federal do ABC (UFABC) desenvolveram uma nanotecnologia para tratar tumores de forma direcionada, sem afetar tecidos saudáveis e, portanto, com menor risco de efeitos colaterais.

Para obter esse efeito, foram utilizadas nanopartículas superparamagnéticas, uma propriedade física que permite direcionar as nanopartículas para atacar apenas as células doentes.

A magnetita foi selecionada por ser superparamagnética. A esse material foram adicionadas nanopartículas de prata obtidas por meio de um processo que envolve extrato de chá verde, que é rico em moléculas antioxidantes, como os polifenóis e a cafeína. "Essas moléculas atuam como potentes agentes redutores, ou seja, reduzem os íons de prata formando nanopartículas de prata e também ajudam a estabilizá-las," explicou a pesquisadora Joana Pieretti.

As nanopartículas de prata são usadas há bastante tempo para combater infecções bacterianas e também são conhecidas por sua ação antitumoral. Os dois efeitos terapêuticos podem ser potencializados pelas moléculas de chá verde que ficam na superfície da partícula.

"Mas ainda não era suficiente, então agregamos um polímero biodegradável natural extraído de crustáceos, conhecido como quitosana, mas modificado. Cabe à quitosana revestir o material e liberar o óxido nítrico, que também auxilia na ação antibacteriana e antitumoral," contou Joana.

O composto magnético pode ser guiado até o local do tratamento por um campo magnético aplicado externamente ao corpo do paciente. Devido ao superparamagnetismo, quando o campo magnético é aplicado, as nanopartículas se organizam e, quando o campo é retirado, elas se desorientam e voltam imediatamente ao estado inicial, sem magnetização.

Hipertermia

A plataforma nanotecnológica tem potencial para ser aplicada também no tratamento do câncer por hipertermia, uma técnica que visa promover o aumento de temperatura no tecido tumoral por meio do direcionamento de nanopartículas superparamagnéticas e da aplicação de um campo magnético, a fim de desnaturar as proteínas, causando danos nas células tumorais.

É como provocar um estado febril apenas no órgão atacado pelo câncer. Além disso, esse material seria capaz de liberar o óxido nítrico, conhecido agente antitumoral.

Por enquanto, os testes foram realizados apenas em culturas de células. O próximo passo será passar para os testes in vivo em cobaias.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Multifunctional hybrid nanoplatform based on Fe3O4@Ag NPs for nitric oxide delivery: development, characterization, therapeutic efficacy, and hemocompatibility
Autores: Joana Claudio Pieretti, Marcelly Chue Gonçalves, Gerson Nakazato, Ana Carolina Santos de Souza, Ariane Boudier, Amedea Barozzi Seabra
Publicação: Journal of Materials Science: Materials in Medicine
Vol.: 32, Article number: 23
DOI: 10.1007/s10856-021-06494-x
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Nanotecnologia

Câncer

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.