22/10/2013

Nativos digitais: só 30% dos jovens usam internet

Redação do Diário da Saúde

De acordo com um mito muito comum, os jovens de hoje vivem grudados à Internet.

Mas, na verdade, apenas 30% da população jovem do mundo, entre as idades de 15 e 24 anos, tem estado ativamente conectada nos últimos cinco anos.

Na Coreia do Sul o mito é praticamente verdade, com 99,6% dos jovens ativos online - o maior percentual do mundo.

Os menos conectados são os jovens do Timor Leste, com menos de 1%.

O Brasil, com 10,8% da população jovem plugada, aparece em 37º lugar.

O levantamento foi feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), a pedido da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Nativos digitais: só 30% dos jovens usam internet
Nativos digitais como percentual da população.
[Imagem: Gatech]

Nativos digitais

Esta é a primeira tentativa de mensurar o mundo dos chamados "nativos digitais".

Nativas digitais são as pessoas nascidas na época do surgimento do computador pessoal em diante, e que têm passado suas vidas intimamente ligadas à tecnologia.

Quase 96% dessa geração século XXI nos EUA são nativos digitais - o país está na 6ª posição. Esse número fica atrás do Japão (99,5%) e de vários países europeus, incluindo a Finlândia, a Dinamarca e a Holanda.

Mas o percentual que o professor Michael Best, um dos realizadores do trabalho, acha que é o mais importante é o número de nativos digitais em comparação com a população total de um país.

"Isso porque o futuro de um país será definido pelos jovens de hoje e pela tecnologia," diz Best. "Os países com uma alta proporção de jovens que já estão online estão posicionados para definir e liderar a era digital de amanhã."

A grande surpresa da lista é a Malásia, um país de renda média com uma das maiores proporções de nativos digitais - o país está em 4º lugar no ranking, com 13,4%. A Malásia tem um forte histórico de investir em tecnologia educacional.

A parte inferior da lista consiste inteiramente de países africanos ou asiáticos, muitos dos quais são zonas de conflito ou contam com disponibilidade de Internet muito pequena.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Softwares

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.