10/01/2020

Novo biomaterial para regeneração de ossos

Com informações da Unicamp
Novo biomaterial para regeneração de ossos
Ilustração do processo de fabricação do biomaterial.
[Imagem: Isabella C. P. Rodrigues]

Biomaterial

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram um novo biomaterial que apresentou resultados promissores para futuras aplicações na regeneração de tecidos ósseos.

O biomaterial é uma membrana de poliuretano produzida por rotofiação, uma técnica que produz as fibras por meio da aplicação da força centrífuga, um processo similar ao usado na produção de algodão-doce.

A nova membrana interage com as células envolvidas na formação dos ossos do corpo humano, os chamados osteoblastos.

O material é um tipo de rede muito fina, estruturada para permanecer temporariamente no corpo, dando suporte para o crescimento de novas células ósseas até a completa regeneração do tecido.

E o material em si vai se degradando ao longo do processo, até desaparecer completamente, deixando apenas o osso cicatrizado.

A equipe já realizou tanto as análises das propriedades morfológicas, térmicas e físico-químicas da nova membrana, quanto aquelas que determinaram o comportamento das células em contato com o biomaterial.

Para que a inovação chegue ao mercado e melhore a qualidade de vida de pacientes que sofreram perda ou dano ósseo, serão necessárias pesquisas adicionais, envolvendo testes em animais de laboratório e, a seguir, ensaios clínicos em humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Polyurethane fibrous membranes tailored by rotary jet spinning for tissue engineering applications
Autores: Isabella Caroline Pereira Rodrigues, Leticia Tamborlin, Ana Amélia Rodrigues, André Luiz Jardini, Augusto Ducati Luchessi, Rubens Maciel Filho, Éder Sócrates Najar Lopes, Laís Pellizzer Gabriel
Publicação: Journal of Applied Polymer Science
Vol.: 137, Issue 11
DOI: 10.1002/app.48455
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Desenvolvimento de Medicamentos

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.