22/03/2010

Óculos escuros dão sensação de anonimato e podem levar à desonestidade

Redação do Diário da Saúde
Óculos escuros: sensação de escuridão e anonimato leva à desonestidade
A sensação de escuridão pelo uso dos óculos não teve qualquer influência sobre o anonimato real, mas aumentou a incidência de comportamentos moralmente questionáveis.
[Imagem: Divulgação]

Licença para ser desonesto

Um grupo de cientistas canadenses e norte-americanos descobriu que uma sensação de escuridão - que pode ser induzida pelo simples ato de usar óculos escuros - pode gerar uma sensação ilusória de anonimato, levando a uma maior incidência de comportamentos desonestos.

A pesquisa, publicada na revista Psychological Science, mostra que os adultos parecem ter a mesma sensação que as crianças que brincam de esconde-esconde e fecham os olhos por acreditar que assim seus colegas não poderão vê-las.

Os experimentos mostraram que a sensação de escuridão, mesmo a sutil "escuridão" oferecida por um par de óculos de sol, desencadeia a crença de que estamos imunes à atenção dos outros e à sua inspeção, abrindo caminho para atitudes antiéticas.

Escuridão e desonestidade

Chen-Bo Zhong e Vanessa K. Bohns, ambos da Universidade de Toronto, e Francesca Gino, da Universidade da Carolina do Norte, realizaram três experimentos para testar se a escuridão pode induzir comportamentos desonestos e egoístas.

No primeiro experimento, os participantes foram divididos entre uma sala bem iluminada e outra mal iluminada. Os dois grupos receberam um exercício matemático para o qual, a cada resposta correta que encontrassem, poderiam retirar $0,50 de um envelope.

Embora não tenha havido diferença de desempenho real entre os dois grupos, os participantes na sala mais escura ganharam mais dinheiro, ou seja, eles pegaram dinheiro mesmo quando não tinham direito a ele.

Óculos escuros e egoísmo

No segundo experimento, um grupo de participantes recebeu um par de óculos escuros e o outro recebeu óculos claros.

Cada pessoa tinha 6 dólares, que deveriam ser alocados para si própria ou para um estranho pedinte muito ostensivo. O que não fosse doado, ficaria para ela.

Os participantes que usavam óculos escuros se comportaram de forma mais egoísta, doando significativamente menos do que aqueles que usavam óculos claros.

Sensação de anonimato

No terceiro experimento, os cientistas replicaram a experiência anterior e então mediram o grau em que os participantes se sentiam anônimos durante a tarefa.

Mais uma vez, os usuários de óculos escuros deram significativamente menos dinheiro e, além disso, os que usavam óculos de sol relataram o sentimento de anonimato durante o experimento.

Em todos os três experimentos, a sensação de escuridão não teve qualquer influência sobre o anonimato real, mas aumentou a incidência de comportamentos moralmente questionáveis.

Escuridão e anonimato

Os pesquisadores sugerem que a experiência da escuridão pode induzir uma sensação de anonimato que é desproporcional ao anonimato real em uma dada situação.

"Imagine que uma pessoa sozinha em um quarto fechado está decidindo se deve mentir ou não para um estranho em um e-mail. Claramente, esteja o quarto bem iluminado ou não, isso não afetaria o nível real do anonimato da pessoa. Entretanto, a escuridão pode levar ao comportamento antiético em tais situações," explica Zhong.

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