19/12/2018

Óleo de gerânio rosa alivia efeitos colaterais do tratamento do câncer

Redação do Diário da Saúde
Óleo de gerânio rosa alivia sintomas dolorosos no tratamento do câncer
Todas as participantes relataram que o óleo de gerânio rosa à  base de gergelim aliviou os sintomas da quimioterapia.
[Imagem: Mayo Clinic/Shutterstock/Divulgação]

Vestibulite nasal

O óleo de gerânio rosa pode ajudar a aliviar os sintomas da vestibulite nasal, uma condição nasal comum e dolorosa relacionada ao tratamento medicamentoso de câncer.

"A vestibulite nasal é um efeito colateral do tratamento medicamentoso de câncer particularmente comum em pacientes tratados com medicamentos denominados taxanos. Essas drogas interrompem a divisão celular e dificultam a formação de novos vasos sanguíneos para prevenir o crescimento do tumor," contou a professora Elizabeth Cathcart Rake, da Clínica Mayo (EUA).

Não existem tratamentos disponíveis para esse efeito colateral desagradável da terapia do câncer.

Gerânio rosa

O objetivo dos pesquisadores era confirmar relatos da medicina popular sobre a eficácia do óleo de gerânio rosa para aliviar os sintomas da vestibulite nasal.

"Nossas descobertas se baseiam nas evidências anedóticas para o uso do óleo de gerânio rosa no tratamento da vestibulite nasal, uma infecção que afeta o forro nasal, deixando-o extremamente sensível e provocando sangramento e formação de crostas," contou Rake.

O estudo envolveu 40 mulheres em quimioterapia para tratamento de câncer de mama entre 2007 e 2017. Mais da metade das pacientes estudadas foram tratadas com taxanos. O tratamento das outras mulheres foi realizado com uma grande variedade de outros tipos de medicamentos.

Todas as mulheres receberam um spray de óleo de gerânio rosa à base de óleo de gergelim. Elas deveriam usá-lo conforme necessário. As pacientes classificaram a gravidade dos sintomas antes e depois do uso, e também responderam a uma pesquisa sobre a experiência de uso do óleo.

Os sintomas nasais mais comuns foram sangramento (65%) e desconforto (63%). Outros sintomas incluíram ressecamento (30%), formação de crostas (13%) e feridas (25%).

Efeitos benéficos

Todas as participantes relataram que o óleo aliviou os sintomas.

Onze mulheres (55%) indicaram um benefício moderado. Seis mulheres (30%) perceberam um benefício significativo. Duas mulheres (10%) relataram que os sintomas desapareceram completamente.

"O spray nasal de óleo de gerânio rosa à base de gergelim parece ser eficaz para pacientes com vestibulite decorrente da terapia do câncer," resumiu a Dra. Rake, "No entanto, o estudo é de caráter observacional e, por esse motivo, não é capaz de oferecer um resultado definitivo. Outros estudos serão necessários."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.