01/07/2020

Os lugares onde você vai - ou não - podem modelar sua personalidade

Redação do Diário da Saúde
Os lugares onde você vai - ou não - podem modelar sua personalidade
Onde você gosta de passar o tempo também pode dar pistas significativas sobre seus traços de personalidade.
[Imagem: Pepper Mint/Pixabay]

Geografia da personalidade

Nossas personalidades e os lugares onde passamos o tempo parecem influenciar-se mutuamente.

Se ter que ficar em casa durante a pandemia fez você se sentir mais desorganizado ou menos gentil do que o habitual, pode ser porque é isso o que acontece quando você passa mais tempo em casa, onde você se comporta de modo diferente do que quando está em espaços públicos.

"Nós descobrimos que, quando as pessoas passam tempo em lugares sociais, elas tendem a ser mais abertas, extrovertidas, agradáveis, conscientes e menos ansiosas em comparação com quando passam o tempo em casa," garante a professora Gabriella Harari, da Universidade de Stanford (EUA).

Isso sugere, garante ela, que os lugares que escolhemos frequentar podem afetar não apenas nossos pensamentos, sentimentos ou comportamento no momento, mas podem realmente mudar nossas personalidades ao longo do tempo.

"Você normalmente tem sua casa como uma base restauradora para voltar depois de se envolver com o mundo, e é uma maneira de interromper sua rotina. Agora, estamos constantemente em apenas um lugar e as pessoas podem sentir que isso afeta a maneira como veem a si mesmas.

"Se você atualmente se sente menos criativo do que o habitual, por exemplo, isso pode ser o efeito de ficar em casa e não ter mudanças em seu ambiente," reforça Sandra Matz, coautora da pesquisa.

A pesquisa também sugere que lugares diferentes têm diferentes níveis de atração para as pessoas, dependendo de quão extrovertidas ou introvertidas elas são. Em outras palavras, as pessoas preferem ir a lugares compatíveis com suas próprias personalidades.

Personalidades e lugar

Os participantes da pesquisa - 2.350 estudantes universitários - passaram por um teste de personalidade padrão e responderam a breves pesquisas várias vezes ao dia, durante um período de duas semanas. As pesquisas perguntavam sobre os lugares em que passavam o tempo e como se sentiam naquele momento específico.

"Em 63.000 respostas, identificamos 10 tipos diferentes de lugares que incluíam casa, trabalho, biblioteca, cafés ou restaurantes, campus, uma fraternidade ou irmandade, a casa de um amigo, a academia, um local de culto, uma loja ou shopping e estar em um veículo," contou Matz.

Usando o modelo "Cinco Grandes" de traços de personalidade - extroversão, afabilidade, consciência, neuroticismo e abertura -, que é uma ferramenta comumente usada pelos psicólogos para entender como as pessoas diferem, os pesquisadores mapearam as associações entre lugares e aspectos da personalidade de cada pessoa a cada momento e ao longo do tempo.

Embora os lugares possam "ativar" certos aspectos da personalidade das pessoas, os dados também mostraram que pessoas com certos traços de personalidade são atraídas para determinados lugares. Por exemplo, pessoas que tendem a ser mais extrovertidas - uma característica que reflete o quanto uma pessoa é sociável - passam mais tempo em locais públicos, em comparação com pessoas mais introvertidas.

"Os lugares em que passamos um tempo desempenham um papel muito importante em nossas vidas cotidianas. No entanto, por um longo tempo, não tínhamos um bom entendimento de por que preferimos certos lugares a outros ou como o tempo gasto em um determinado lugar afeta quem nós somos," disse Matz. "Nossos resultados fornecem uma janela única para as maneiras pelas quais as pessoas interagem com seu ambiente diariamente".

Checagem com artigo científico:

Artigo: Personality-place transactions: Mapping the relationships between Big Five personality traits, states, and daily places.
Autores: Sandra C. Matz, Gabriella M. Harari
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
DOI: 10.1037/pspp0000297
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.