01/03/2023

Pacientes com AVC recuperam movimento do braço com estimulação elétrica da medula

Com informações da New Scientist
Pacientes com AVC recuperam movimento do braço com estimulação elétrica da medula
"Existe um potencial gigantesco para que isso se torne uma terapia para AVC," disseram os pesquisadores.
[Imagem: Tim Betler-UPMC]

Estimulação elétrica da medula espinhal

Neurônios espinhais estimulados eletricamente em duas pessoas com paralisia da parte superior do corpo devido a um derrame permitiram que ambas recuperassem parcialmente a função motora do braço.

Esta é a primeira vez que a estimulação da medula espinhal foi usada para tratar a paralisia da parte superior do corpo em humanos.

O AVC é a principal causa de paralisia em adultos. Ele pode enfraquecer permanentemente os sinais cerebrais, de modo que os neurônios da medula espinhal não conseguem mais detectar esses sinais e desencadear o movimento.

Marc Powell e colegas da Universidade de Pittsburgh (EUA) colocaram cirurgicamente oito eletrodos em cada lado da medula espinhal de dois pacientes com paralisia da parte superior do corpo induzida por acidente vascular cerebral. É uma cirurgia pouco invasiva porque os eletrodos são conectados por meio de uma punção do tamanho de um espaguete, feita usando um cateter.

Quando são energizados, os eletrodos estimulam os neurônios da coluna que controlam o movimento do braço, aumentando sua sensibilidade aos sinais cerebrais.

Ganhos motores

Na avaliação pós-cirúrgica, os dois pacientes completaram tarefas de medição de força, movimento e função do braço cinco dias por semana durante quatro semanas. Quando os eletrodos foram ligados, o primeiro participante apresentou um aumento de 40% na força de preensão manual, enquanto a segunda participante apresentou um aumento de 108%. Ambos conseguiram alcançar objetos em um ambiente de realidade virtual, algo que não conseguiam quando a estimulação estava desligada.

O primeiro participante também conseguiu abrir uma fechadura e usar talheres para comer de forma independente pela primeira vez em nove anos - apenas quando a estimulação estava ligada. A segunda paciente, que apresentava uma paralisia mais grave, não conseguiu completar essas tarefas, mas ela conseguiu segurar, levantar e colocar um cilindro de metal sobre um suporte de madeira, o que ela não conseguia fazer sem a estimulação elétrica.

Curiosamente, contudo, uma parte dos ganhos motores manteve-se depois que os eletrodos eram desligados.

"O que não esperávamos era que parte dessa recuperação persistisse mesmo quando a estimulação foi removida," disse o professor Marco Capogrosso, coordenador do ensaio. "Existe um potencial gigantesco para que isso se torne uma terapia para AVC, principalmente porque a tecnologia que utilizamos já está aprovada para outras doenças."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Epidural stimulation of the cervical spinal cord for post-stroke upper-limb paresis
Autores: Marc P. Powell, Nikhil Verma, Erynn Sorensen, Erick Carranza, Amy Boos, Daryl P. Fields, Souvik Roy, Scott Ensel, Beatrice Barra, Jeffrey Balzer, Jeff Goldsmith, Robert M. Friedlander, George F. Wittenberg, Lee E. Fisher, John W. Krakauer, Peter C. Gerszten, Elvira Pirondini, Douglas J. Weber, Marco Capogrosso
Publicação: Nature Medicine
DOI: 10.1038/s41591-022-02202-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.