19/03/2021

Pais transmitem bactérias da periodontite para os filhos

Com informações da Agência Fapesp
Pais transmitem bactérias da periodontite para os filhos
Veja quais doenças podem afetar a boca.
[Imagem: Giulia Marotta/Pixabay]

Periodontite

Pais com periodontite transmitem para os filhos as bactérias que podem causar a doença no futuro. E, mesmo com diferentes tratamentos nas crianças, esses microrganismos permanecem na cavidade bucal.

Isso reforça a necessidade de prevenção desde o primeiro ano dos bebês para tentar evitar o desenvolvimento da doença, afirmam pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A periodontite é uma inflamação que atinge o tecido entre os dentes e a mandíbula (periodonto), infeccionando as gengivas que sangram e resultam em mau hálito. Em casos graves, leva à perda óssea e de dentes. Se as bactérias ou microrganismos que causam a doença chegarem à corrente sanguínea, também podem desencadear outros tipos de inflamação no organismo.

O tratamento vai desde a limpeza do local feita por dentistas até o uso de anti-inflamatórios e antibióticos.

"O microbioma oral dos pais é um determinante da colonização microbiana subgengival de seus filhos (...). Além disso, essa microbiota disbiótica [desequilíbrio entre bactérias benéficas e maléficas] adquirida por crianças de pacientes com periodontite em uma idade precoce é resiliente a mudanças, e a estrutura da comunidade é mantida mesmo após o controle do estado de higiene", escrevem os pesquisadores.

Saúde bucal

No Brasil, há poucos dados disponíveis sobre a saúde bucal da população. De acordo com o último levantamento nacional, feito pelo Ministério da Saúde em 2010, 18% dos jovens de 12 anos nunca tinham ido ao dentista no país.

Em relação à condição periodontal, 11,7% do total nesta faixa etária já tinha registrado sangramento. Entre os 15 e 19 anos, 13,6% não haviam passado por uma consulta com dentista. O estudo epidemiológico seria atualizado no ano passado, mas por causa da pandemia de covid-19 teve as atividades temporariamente suspensas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: https://www.nature.com/srep
Autores: Mabelle Freitas Monteiro, Khaled Altabtbaei, Purnima S. Kumar, Márcio Zaffalon Casati, Karina Gonzales Silverio Ruiz, Enilson Antonio Sallum, Francisco Humberto Nociti-Junior, Renato Corrêa Viana Casarin
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 11, Article number: 1357
DOI: 10.1038/s41598-020-80372-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Higiene Pessoal

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.