05/02/2009

Papa Bento 16 é doador de órgãos

Redação do Diário da Saúde

O papa Bento 16 está inscrito há mais de uma década em uma associação de doadores de órgãos. A revelação foi feita em uma biografia do líder da Igreja Católica, chamada Bento XVI - O Guardião da Fé, de autoria de Andréa Tornielli.

O papa reprova a reprodução assistida com fecundação in vitro, o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas e é contrário ao uso de anticoncepcionais, inclusive da camisinha. Estes pontos de vista são passados aos fiéis e considerados como pecado.

Contudo, aparentemente Joseph Ratzinger não vê problemas na doação de órgãos. Ele falou pela primeira vez sobre o assunto em 1999, quando ainda não era papa. Seu cargo era o de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, nome atual do histórico Santo Ofício da Inquisição.

Segundo o livro, lançado no Brasil pela Editora Record, "em 3 de fevereiro de 1999, Ratzinger 'confessou' publicamente, pela primeira vez, que estava inscrito em uma associação de doadores de órgãos.

"Por a disposição, espontaneamente, partes do próprio corpo para ajudar quem tenha necessidade é um gesto de grande amor", explicou.

"É lícito aderir, espontaneamente, e em plena consciência, à cultura dos transplantes e das doações de órgãos. De minha parte, posso dizer somente que já faz anos que eu me pus inteiramente em disponibilidade para doar, em face de uma eventualidade, os meus órgãos para quem se encontre em necessidade. Estou inscrito, faz anos, na associação, e trago sempre comigo este documento, no qual, além dos meus dados pessoais, está escrito que eu estou disponível, no caso de uma eventualidade, para oferecer os meus órgãos ajudando alguém que tenha necessidade: é um ato de amor, um ato de afeto gratuito, de disponibilidade."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Transplantes

Sentimentos

Preconceitos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.