21/09/2018

Para ter bons sonhos, cultive a paz de espírito

Redação do Diário da Saúde
Para ter bons sonhos, cultive a paz de espírito
"Em várias tradições filosóficas e abordagens espirituais, a paz de espírito sempre foi considerada central para o florescimento humano."
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Sonhos e bem-estar

Há muito se presume que o conteúdo dos sonhos pode nos dizer algo sobre o bem-estar da pessoa.

No entanto, até agora os pesquisadores dos sonhos vinham estudando principalmente os sonhos de pessoas que sofrem de distúrbios dos mais diversos tipos.

Pesquisadores do bem-estar, por outro lado, estudaram especificamente a felicidade, mas negligenciaram um aspecto importante do bem-estar - a paz de espírito.

Assim, sabemos muito pouco sobre o lado positivo entre os sonhos e o bem-estar: Será que as pessoas mais felizes têm sonhos mais felizes?

"Nós queríamos abordar essas lacunas importantes nas pesquisas sobre os sonhos e o bem-estar e estudar como as emoções nos sonhos estão relacionadas não apenas a diferentes aspectos do mal-estar acordado, mas também a diferentes aspectos do bem-estar desperto, incluindo a paz de espírito. Na verdade, este é o primeiro estudo a analisar como a paz de espírito se relaciona com o conteúdo dos sonhos," disse a professora Pilleriin Sikka, da Universidade de Turku (Finlândia), que fez o estudo com colegas da Universidade de Skovde (Suécia).

Sonhos e paz de espírito

Os pesquisadores pediram que voluntários saudáveis respondessem questionários que mediam seus níveis de mal-estar e de bem-estar. Então, durante as três semanas seguintes, os voluntários mantiveram um diário dos sonhos no qual, todas as manhãs ao acordar, eles relataram todos os seus sonhos e avaliaram as emoções que vivenciaram nesses sonhos.

Os resultados mostraram que as pessoas com níveis mais elevados de paz de espírito têm mais emoções positivas durante os sonhos, enquanto aquelas com níveis mais altos de ansiedade relataram mais emoções negativas nos sonhos.

Em outras palavras, as pessoas mais tranquilas no estado de vigília têm sonhos mais positivos, enquanto aquelas com mais ansiedade no estado de vigília têm mais sonhos negativos, confirmando que as experiências oníricas podem refletir o estado de saúde mental de uma pessoa.

Surpreendentemente, mesmo os aspectos tipicamente considerados e medidos como bem-estar não se mostraram relacionados ao conteúdo do sonho, o que sugere que há algo único em relação à paz de espírito e à ansiedade. Isso mostra que, se quisermos entender como o conteúdo dos sonhos está relacionado ao bem-estar no dia a dia, não basta medir apenas os sintomas do mal-estar mental.

"A paz de espírito é um estado de paz interior e harmonia, um estado de bem-estar mais complexo e duradouro tradicionalmente associado à felicidade nas culturas orientais," definiu Sikka.

"Embora raramente tenha sido medida diretamente em estudos de bem-estar, em várias tradições filosóficas e abordagens espirituais, a paz de espírito sempre foi considerada central para o florescimento humano," acrescentou Antti Revonsuo, coautor do experimento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Sono

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.