09/07/2010

Estudo contradiz percepções negativas da menopausa

Lauren Anderson

Psicológico versus biológico

Uma nova pesquisa realizada na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, descobriu que os fatores sociais e psicológicos têm uma influência sobre o comportamento sexual das mulheres durante a menopausa maior do que as mudanças biológicas, como a queda dos níveis hormonais.

O estudo, que será publicado no Journal of Health Psychology, descobriu que, ao contrário do que foi mostrado em pesquisas anteriores, as experiências da atividade sexual durante a menopausa variam muito entre as mulheres, e nem sempre estão diretamente ligadas a fatores biológicos e hormonais.

Mudanças na sexualidade

A equipe de pesquisa entrevistou um grupo de mulheres britânicas para detectar suas visões sobre a menopausa e avaliar se elas tinham sentido mudanças na atividade e na satisfação sexual durante a menopausa.

Quase todas sentiram algum tipo de mudança, mas os resultados indicaram que estas mudanças se deveram a uma série de fatores externos, como cuidar de um parente doente, baixo desejo sexual do parceiro e da qualidade dos relacionamentos, juntamente com fatores biológicos, como as sensações geradas pela variação nos níveis de hormônios.

Com isto, os pesquisadores concluíram que as mulheres passam por muitas mudanças no estilo de vida na meia-idade que também são fatores importantes para a qualidade geral de vida durante e após a menopausa.

Fatores psicossociais durante a menopausa

"Nosso estudo analisou a influência dos fatores psicossociais sobre a atividade sexual durante a menopausa para dar uma nova perspectiva sobre a visão cada vez mais medicalizada desse momento da vida das mulheres," disse a Dra. Sharron Hinchcliff, coordenadora do estudo.

"A pesquisa biológica tende a relatar o impacto negativo dos níveis declinantes dos hormônios na capacidade das mulheres para participar e desfrutar de atividades sexuais, ao passo que nosso estudo mostra que algumas mulheres realmente sentiram um aumento no desejo sexual durante este período.

"Ao destacar essa variabilidade, nós esperamos desafiar as perspectivas que tratam as mulheres como um grupo homogêneo, ou que consideram a menopausa como um evento que vai afetar a sexualidade de todas as mulheres da mesma maneira," conclui a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Sexualidade

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.