19/05/2011

Mineira de 114 anos é a pessoa mais velha do mundo

BBC

Viuvez recorde

O Livro dos Recordes (Guinness World Record) reconheceu a brasileira Maria Gomes Valentim, de 114 anos e 313 dias, como a pessoa mais velha do mundo.

A informação foi divulgada nesta semana no site da empresa, responsável pela publicação de um famoso anuário de recordes.

Maria nasceu em 9 de julho de 1896 na cidade de Carangola (MG), onde mora até hoje.

Ela se casou em 1913 com João Valentim, ficando viúva em 1946. Com seu marido, Maria teve um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco tataranetos.

Dieta saudável

De acordo com o Guinness, Maria atribui a sua longevidade a uma dieta saudável - ela diz que come um pãozinho toda manhã com café, frutas e, ocasionalmente, leite com linhaça.

A recordista afirma que consegue comer sem a ajuda de ninguém e ainda se dá ao luxo de beber uma taça de vinho ocasionalmente.

Com seu recorde, Maria superou aquela que se acreditava ser a pessoa mais velha do mundo: a americana Besse Cooper, que mora na cidade de Monroe (Estado da Geórgia, sul do país), 48 dias mais nova que a brasileira.

Supercentenária

De acordo com o Guinness World Record, esta é a primeira pessoa "supercentenária" (com 110 anos ou mais) nascida no Brasil a receber reconhecimento oficial.

A empresa afirma que 99% das pessoas que alegam ter 115 anos ou mais mentem ou não têm documentos para comprovar a idade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Qualidade de Vida

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.