19/08/2021

Pesticida comum é prejudicial em qualquer quantidade - mesmo regando as plantas

Redação do Diário da Saúde
Pesticida comum é prejudicial em qualquer quantidade
Abelha cortadora de folhas de alfafa, o tipo usado pelos cientistas para estudar os efeitos dos pesticidas e dos níveis de água.
[Imagem: David Rankin/UCR]

Neonicotinoides

Um tipo de inseticida projetado para ser usado para viveiros comerciais, mas que passou a ser usado em plantas ornamentais, é prejudicial para as abelhas, mesmo quando aplicado bem abaixo do recomendado no rótulo.

Quimicamente semelhantes à nicotina, os neonicotinoides são inseticidas que protegem contra insetos que atacam as plantas, como os pulgões, mas prejudicam seriamente os insetos benéficos, como as abelhas. Muitas pesquisas têm-se concentrado no uso desses agrotóxicos em plantações de alimentos, como a canola, nas quais são normalmente aplicados em baixas doses.

No entanto, os pesquisadores se interessaram agora em examinar a aplicação de neonicotinoides em vasos de plantas ornamentais, que podem representar fontes mais potentes e agudas de exposição à toxina para as abelhas.

É comum que as pessoas que usam esses agrotóxicos em suas plantas domésticas acreditem que regar bem as plantas "lava" o produto depois que as pragas foram eliminadas. Mas não foi isto que os pesquisadores constataram.

"Os neonicotinoides são frequentemente usados em plantações de alimentos como tratamento de sementes," explicou o professor Jacob Cecala, da Universidade da Califórnia de Riverside (EUA). "Mas eles geralmente são aplicados em quantidades maiores em plantas ornamentais por razões estéticas. Os efeitos são mortais [para as abelhas], não importa o quanto as plantas sejam regadas."

Cecala disse ter ficado surpreso com esse resultado, já que os neonicotinoides são solúveis em água. Embora o aumento da água tenha diminuído a potência do pesticida no néctar das flores, os efeitos negativos nas abelhas continuaram ocorrendo.

"Infelizmente, observamos uma diminuição de 90% na reprodução das abelhas com níveis altos e baixos de irrigação," disse Cecala.

Métodos biológicos alternativos

Os pesquisadores recomendam que os viveiros quantifiquem a quantidade de pesticidas que entram nas flores de acordo com os regimes de rega e de aplicação dos pesticidas, e considerem práticas alternativas de manejo que reduzam os danos às abelhas e aos ecossistemas que dependem delas.

"Não é tão simples como 'Não use pesticidas' - às vezes eles são necessários," disse Cecala. "No entanto, as pessoas podem procurar uma classe diferente de inseticida, tentar aplicá-los em plantas que não são atraentes para as abelhas ou encontrar métodos biológicos de controle de pragas."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Pollinators and plant nurseries: how irrigation and pesticide treatment of native ornamental plants impact solitary bees
Autores: Jacob M. Cecala, Erin E. Wilson Rankin
Publicação: Proceedings of the Royal Society B Biological Sciences
DOI: 10.1098/rspb.2021.1287
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Intoxicação

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.