18/07/2023

Piadas: Humor dos homens é diferente do humor das mulheres

Redação do Diário da Saúde

Humor de homem e humor de mulher

Os estereótipos de gênero estão espalhados pela sociedade em todo o mundo.

Por exemplo, a professora Silvana Weber e seus colegas das universidades de Kaiserslautern e Würzburg (Alemanha) queriam entender o fenômeno das "piadas de loiras".

Elas queriam saber por que não há tantas piadas equivalentes de homens e se as que existem afetam emocionalmente os atingidos.

"Estávamos particularmente interessadas em saber se as piadas que desprezam os homens podem causar uma ameaça à masculinidade," explica Weber. "Essa ameaça está intimamente ligada à teoria da masculinidade precária, que afirma que a masculinidade é difícil de alcançar e fácil de perder e deve ser constantemente comprovada."

Os resultados do estudo, no entanto, não sustentam essa teoria sobre uma hipotética dúvida dos homens acerca da própria masculinidade.

"Nossos resultados indicam que as mulheres percebem as piadas misóginas como uma ameaça, especialmente quando são contadas por um falante do sexo masculino. No entanto, esse efeito não ocorre com os homens - nem mesmo quando a piada é contada por uma mulher," contou Weber.

Piadas de gênero e misóginas

Os participantes do estudo ouviram 20 piadas diferentes, distribuídas em cinco categorias:

  • Piadas neutras como: "Como você coloca um elefante na geladeira? Você abre a porta da geladeira, coloca o elefante dentro e fecha a porta."
  • Piadas que depreciam os homens e se referem a estereótipos masculinos: "Por que os meninos reclamam? Porque estão praticando para serem homens."
  • Piadas depreciativas masculinas sem referência a estereótipos masculinos: "Como você chama um homem com meio cérebro? Superdotado."
  • Piadas depreciativas de mulheres com referência a estereótipos femininos: "Por que é uma má ideia perguntar à Siri 'O que as mulheres querem?' Ela tem falado sem parar nos últimos dois dias."
  • Piadas misóginas sem referência a estereótipos femininos: "Como você chama uma mulher com opinião? Errada".

A primeira conclusão é que, independentemente da piada, as mulheres acharam menos graça das piadas. E as mulheres classificaram as piadas depreciativas femininas como menos engraçadas em comparação com as piadas depreciativas masculinas ou neutras, enquanto não houve tal diferença entre os participantes masculinos, que riram igualmente das piadas de homens.

Além disso, as mulheres classificaram as piadas depreciativas femininas como mais discriminatórias quando elas foram contadas por um homem do que quando foram contadas por outra mulher. Este não foi o caso dos participantes do sexo masculino ouvindo piadas de homens.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gênero

Felicidade

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.