18/12/2023

Pílula de monitoramento dos sinais vitais passa no primeiro teste clínico

Redação do Diário da Saúde
Pílula de monitoramento dos sinais vitais passa no primeiro teste clínico
O dispositivo mostrado em uma cápsula de gel transparente para facilitar a visualização dos componentes internos.
[Imagem: Ben Pless]

Pílula de monitoramento dos sinais vitais

Cientistas desenvolveram um dispositivo ingerível que monitora com segurança sinais vitais, como respiração e frequência cardíaca, de dentro do corpo humano.

Diferentemente das já conhecidas pílulas eletrônicas, o objetivo desta nova cápsula é fornecer cuidados acessíveis e convenientes para as pessoas em casa.

"A capacidade de facilitar o diagnóstico e monitorar muitas condições sem a necessidade de ir ao hospital pode proporcionar aos pacientes um acesso mais fácil aos cuidados de saúde e ao tratamento de apoio," disse Giovanni Traverso, do MIT (EUA).

A pílula de monitoramento dos sinais vitais - ou Pílula VM - funciona monitorando as pequenas vibrações do corpo associadas à respiração e ao batimento cardíaco. A pílula pode detectar se uma pessoa pára de respirar mesmo estando dentro do trato digestivo. Isto pode salvar vidas em muitas condições, como na crescente onda de superdosagens de analgésicos opiáceos ou nos casos de apneia do sono.

"A ideia de usar um dispositivo ingerível é que o médico possa prescrever essas cápsulas e tudo o que o paciente precisa fazer é engoli-las," disse Benjamin Pless, membro da equipe. "As pessoas estão acostumadas a tomar comprimidos e os custos do uso de dispositivos ingeríveis são muito mais acessíveis do que a realização de procedimentos médicos tradicionais."

Pílula de monitoramento dos sinais vitais passa no primeiro teste clínico
A ideia é monitorar condições de risco sem que o paciente precise ir para o hospital.
[Imagem: Giovanni Traverso et al. - 10.1016/j.device.2023.100125]

Teste para monitorar apneia do sono

A pílula de monitoramento foi testada em humanos pela primeira vez em pacientes que estavam sendo avaliados quanto à apneia do sono, um distúrbio no qual a respiração pára e recomeça repetidamente durante o sono. Muitas pessoas com a doença permanecem sem diagnóstico, em parte porque o diagnóstico da doença envolve a admissão de pessoas em um laboratório do sono, onde são ligadas a dispositivos externos para monitorar seus sinais vitais durante toda a noite.

O dispositivo foi capaz de detectar quando a respiração dos participantes parou e monitorar a frequência respiratória com precisão de 92,7%. Comparada com máquinas externas de monitoramento vital, a pílula pode monitorar a frequência cardíaca com uma precisão de pelo menos 96%. O teste também mostrou que o dispositivo é seguro e todos os participantes excretaram o dispositivo poucos dias após o experimento.

"A capacidade de monitorar remotamente sinais vitais críticos de pacientes, sem fios, condutores ou necessidade de técnicos médicos, abre a porta para monitorar pacientes em seus ambientes naturais, em vez de na clínica ou no ambiente hospitalar," concluiu o professor Ali Rezai.

Checagem com artigo científico:

Artigo: First-in-human trial of an ingestible vitals monitoring pill
Autores: Giovanni Traverso, Victor Finomore, James Mahoney, Justin Kupec, Robert Stansbury, Daniel Bacher, Benjamin Pless, Shannon Schuetz, Alison Hayward, Robert Langer, Ali Rezai
Publicação: Device
DOI: 10.1016/j.device.2023.100125
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.