01/08/2022

Pokemon Go melhora saúde mental dos jogadores

Redação do Diário da Saúde
Pokemon Go melhora saúde mental dos jogadores
Outros estudos já haviam mostrado que os jogadores de Pokémon Go são mais felizes e mais amigáveis, o que tem levado muitos pais a jogarem Pokémon GO com seus filhos.
[Imagem: Dilan arezzome/Pixabay]

Vitória social

Pesquisadores da Universidade de Greenwich (Reino Unido) investigaram os efeitos do jogo Pokemon Go na satisfação com a vida e no funcionamento social dos jogadores, incluindo voluntários com e sem diagnósticos de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Participaram 434 jogadores, com idades entre 18 e 69 anos, de diversos gêneros e nacionalidades. Uma sub-amostra de participantes autorrelatou diagnósticos de vários transtornos mentais que interferiam com seu funcionamento social.

Os resultados mostraram um melhor funcionamento social autorrelatado e uma maior satisfação com a vida desde o momento em que a pessoa tornou-se adepta do Pokemon Go - sempre em comparação com o período antes de jogar.

Segundo os pesquiadores, o jogo motiva as interações sociais e aumenta a satisfação com a vida, demonstrando que os jogos móveis sociais fornecem uma ferramenta fácil de implementar para melhorar subjetivamente o funcionamento social.

Isso tem implicações importantes para populações com dificuldades sociais e motivação social reduzida, mas também traz efeitos benéficos para as pessoas não afetadas por essas dificuldades - as que não relataram problemas de sociabilidade também relataram maior satisfação com a vida ao jogar.

"Existem muitos jogos para celular, mas muito poucos jogos sociais para celular, e menos ainda são bem-sucedidos. O Pokemon Go continua envolvendo jogadores socialmente diversos em todo o mundo, tornando-o único. Eu presumi que ele deve ter benefícios para os jogadores que vão além do jogo em si.

"Fiquei particularmente intrigado com os aspectos sociais do jogo, que desencadearam o estudo atual. Como seres humanos, somos inerentemente sociais e temos necessidade de interações sociais, quer estejamos cientes disso ou não. Pensar que existe uma relação com o bem-estar, então, realmente não é improvável.

"No entanto, acho impressionante que um jogo para celular possa levar as pessoas a comportamentos saudáveis e tenha efeitos tão positivos sobre elas. Isto deve realmente incentivar jogadores e não-jogadores a sair e interagir com os outros," disse o Dr. Tanja Wingenbach, que liderou o estudo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Playing Pokemon Go: increased life satisfaction through more (positive) social interactions
Autores: Tanja S. H. Wingenbach, Yossi Zan
Publicação: Frontiers in Sports and Active Living
Vol.: 4:903848
DOI: 10.3389/fspor.2022.903848
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diversão

Relacionamentos

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.