28/12/2020

Primeiros 10 dias após alta são de alto risco para pacientes de covid-19

Redação do Diário da Saúde

Risco depois da alta

Os primeiros 10 dias após a alta hospitalar apresentam um elevado risco para pacientes de covid-19.

Na verdade, os dados mostram que, nos primeiros meses após uma internação por covid-19, os pacientes enfrentam um alto risco de problemas de saúde, retorno ao hospital e morte.

Mas a primeira semana e meia pode ser especialmente perigosa.

Os pacientes com covid-19 apresentam um risco 40% a 60% maior de voltar ao hospital ou morrer nos primeiros 10 dias após sua alta, em comparação com pacientes semelhantes tratados nos mesmos hospitais durante os mesmos meses por insuficiência cardíaca ou pneumonia.

E, mesmo após esse período crítico, nos primeiros dois meses, 9% dos pacientes de covid-19 que sobreviveram à internação morreram, e quase 20% sofreram um contratempo que os mandou de volta ao hospital. O número é muito elevado quando é somado aos 18,5% que morreram por covid-19 durante a hospitalização.

Por outro lado, vencidos os primeiros 60 dias, o risco geral de readmissão ou morte dos pacientes com covid-19 foi menor do que o de pacientes internados por insuficiência cardíaca ou pneumonia - como seria de se esperar, já que estes últimos tipicamente têm problemas prévios de saúde.

O que fazer no pós-covid

"Ao comparar os resultados de longo prazo dos pacientes de covid-19 com os de outros pacientes gravemente enfermos, vemos um padrão de risco ainda maior do que o normal logo nas primeiras duas semanas, o que pode ser um período arriscado para qualquer pessoa.

"Agora, a questão é o que fazer a respeito. Como podemos projetar melhores planos de alta para esses pacientes? Como podemos adaptar nossa comunicação e atendimento pós-hospitalar às suas necessidades? E como podemos ajudar seus cuidadores a se preparar e lidar com isso?" ponderou o professor John Donnelly, da Universidade de Michigan (EUA).

Donnelly e seus colegas esperam continuar a estudar novos dados assim que estiverem disponíveis, e comparar os resultados pós-hospitalares de covid-19 com os de outras doenças graves.

É particularmente importante estudar e comparar com pacientes hospitalizados por gripe e outras doenças virais, dadas as falsas alegações muito difundidas de que a covid-19 seria apenas uma doença secundária, uma "gripezinha".

Checagem com artigo científico:

Artigo: Readmission and Death After Initial Hospital Discharge Among Patients With covid-19 in a Large Multihospital System
Autores: John P. Donnelly, Xiao Qing Wang, Theodore J. Iwashyna, Hallie C. Prescott
Publicação: JAMA Psychiatry
DOI: 10.1001/jama.2020.21465
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Sistema Respiratório

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.