12/11/2021

Quais alimentos evitam ou induzem a formação de pedras nos rins?

Com informações da Mayo Clinic
Quais alimentos evitam ou induzem a formação de cálculos renais?
Os casos de pedra nos rins aumentam 30% no verão.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Alimentos contra pedras nos rins

Estima-se que uma em cada dez pessoas terá um cálculo renal ao longo da vida.

Além de serem muito dolorosos, os cálculos renais podem eventualmente levar a complicações mais sérias, que podem exigir hospitalização ou até mesmo cirurgia.

A boa notícia é que, além de ser possível evitar os cálculos renais, a prevenção é tão simples quanto comer os alimentos certos.

"O mais importante quando pensamos em cálculos renais é a prevenção," afirma o Dr. Ivan Porter, nefrologista da Clínica Mayo (EUA).

Um plano de prevenção sólido inclui pensar nos tipos de alimentos que você está consumindo: Frutas e vegetais com alto teor de água, como o pepino, o tomate e a melancia, são ideais, por possuírem citrato natural.

"Estes elementos são inibidores naturais da formação de cálculos e podem fazer parte de um plano de prevenção para ajudar a prevenir a formação de cálculos renais," afirmou o Dr. Porter.

Alimentos que ajudam a criar pedras nos rins

Tão importante quanto selecionar bem alimentos que você irá consumir, é pensar sobre os alimentos que você não deveria consumir, sobretudo se você ou alguém de sua família já demonstraram predisposição a ter cálculos renais.

"Sabemos que as fontes de proteína animal estão diretamente associadas a um maior risco de formação de cálculos. Uma maneira de evitar ainda mais a produção de cálculos talvez seja limitar o consumo de carne a uma quantidade menor," afirmou o Dr. Porter.

Certos alimentos com alto teor de oxalato, como o espinafre e o ruibarbo, também devem ser restringidos.

"Muitas folhas verdes que realmente são boas para você podem ter um impacto negativo sobre os cálculos. E uma maneira de combater isso seria por meio da ingestão de um pouco de cálcio na dieta juntamente com estas refeições. Portanto, adicionar um pouco de queijo por cima do espinafre pode ser uma boa ideia", concluiu o Dr. Porter.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.