27/03/2023

Como o ChatGPT se sai nas respostas sobre o câncer?

Redação do Diário da Saúde
Qual é a qualidade das respostas do ChatGPT sobre o câncer?
Recentemente, outro estudo mostrou que a Inteligência Artificial ainda não está pronta para fazer diagnósticos médicos.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Pergunte ao ChatGPT sobre o câncer

Com a rápida disseminação de ferramentas de perguntas e respostas baseadas em inteligência artificial, como o ChatGPT, pesquisadores queriam saber como essas ferramentas se saem quando o assunto é a saúde.

Skyler Johnson e colegas da Universidade de Utah (EUA) submeteram à ferramenta uma série de consultas que a maioria dos pacientes faz quando se depara com um câncer.

Para isso, eles submeteram as mesmas questões ao ChatGPT e a um grupo de especialistas do Instituto Nacional do Câncer. Os pesquisadores também submeteram perguntas envolvendo uma série de mitos e equívocos sobre o câncer.

A equipe então colocou as respostas para avaliação de um outro grupo de revisores, que não sabiam a origem de cada resposta, ou seja, cada revisor não sabia se estava lendo uma resposta de um especialista da área de oncologia ou da ferramenta de inteligência artificial.

Os resultados indicaram que 97% das respostas estavam corretas.

Contudo, ainda que as respostas fossem precisas, os pesquisadores constataram que a linguagem do ChatGPT é indireta, vaga e, em alguns casos, pouco clara - não são exatamente respostas erradas, são pouco esclarecedoras ou não dão boas explicações.

"Isso pode levar a algumas más decisões por parte de pacientes com câncer. A equipe sugere cautela ao aconselhar os pacientes sobre se deveriam usar chatbots para obter informações sobre o câncer," disse Johnson.

A equipe agora pretende avaliar a frequência com que os pacientes estão usando essas ferramentas para buscar informações sobre o câncer, quais perguntas eles estão fazendo e se os programas fornecem respostas precisas para perguntas incomuns sobre o câncer.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Using ChatGPT to evaluate cancer myths and misconceptions: artificial intelligence and cancer information
Autores: Skyler B. Johnson, Andy J. King, Echo L. Warner, Sanjay Aneja, Benjamin H. Kann, Carma L. Bylund
Publicação: JNCI Cancer Spectrum
Vol.: 7, Issue 2
DOI: 10.1093/jncics/pkad015
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Diagnósticos

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.