28/03/2019

Realidade virtual ajuda a evitar tonturas e recuperar equilíbrio

Redação do Diário da Saúde
Realidade virtual ajuda a evitar tonturas e recuperar equilíbrio
A realidade virtual já é usada para reabilitação física. No caso do equilíbrio, porém, outros pesquisadores têm-se dedicado ao desenvolvimento de implantes no ouvido para tratar a labirintite, como este visto na imagem.
[Imagem: Cochlear Ltd.]

Realidade virtual para equilíbrio

A tecnologia de realidade virtual pode ser uma ferramenta eficiente para pessoas com problemas de equilíbrio, com condições como a labirintite, por exemplo, ou para reabilitação após lesões ou doenças que afetam o equilíbrio e o movimento.

Isto porque a realidade virtual permite manipular nossa visão. E a visão afeta nossa capacidade de manter o equilíbrio e o equilíbrio afeta nossa capacidade de nos movimentarmos.

"Pessoas com tontura de longo prazo às vezes confiam muito em sua visão e não usam o sistema de equilíbrio muito mais rápido e eficaz fornecido pelas informações sensoriais das articulações e músculos. Isso pode intensificar as sensações de tontura, o que é muito desagradável. Este novo estudo mostra um possível método de tratamento para essas condições," explicou a Dra Eva Hansson, da Universidade de Lund (Suécia), cuja equipe estudou como o sistema de equilíbrio humano é afetado por assistir a vídeos de realidade virtual.

Voltar a confiar nos sentidos

Vinte mulheres e homens participaram de um experimento no qual assistiam a uma simulação de realidade virtual de uma montanha-russa enquanto ficavam em pé sobre uma plataforma que registrava sua estabilidade postural.

O objetivo era estudar como o sistema de equilíbrio dos participantes é afetado quando a informação visual é interrompida pela experiência de estar em um ambiente de realidade virtual que dá uma forte sensação de estar em movimento.

Os dados mostraram que o sistema de equilíbrio humano pode rapidamente deixar de confiar na visão e usar outros sentidos, como informações sensoriais dos pés, articulações e músculos, para aumentar a estabilidade postural.

Diferenças também surgiram em como homens e mulheres são afetados pela realidade virtual: Um número maior de mulheres teve dificuldade em manter o equilíbrio no ambiente de realidade virtual e geralmente precisou de mais prática antes de aprender a usar os outros sentidos para aumentar a estabilidade postural.

"A realidade virtual pode ser uma ferramenta eficaz na reabilitação, para treinar a capacidade do paciente de confiar em outros sentidos além da visão para manter o equilíbrio. Entretanto, algumas mulheres podem precisar de mais prática para alcançar o mesmo efeito que os homens na reabilitação de certos tipos de lesões relacionadas à visão," disse o pesquisador Mans Magnusson, responsável pelos experimentos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Olhos e Visão

Audição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.