10/11/2023

Conheça o remédio para prevenir câncer de mama aprovado na Inglaterra

Com informações da BBC
Conheça remédio para prevenir câncer de mama aprovado na Inglaterra
O medicamento está disponível no Brasil, embora não esteja liberado para prevenção.
[Imagem: Marco Jean de Oliveira Teixeira/Pixabay]

Prevenção do câncer de mama

As mulheres na Inglaterra poderão a partir de agora se beneficiar de um medicamento que parece ajudar a prevenir o câncer de mama.

Estima-se que 289 mil mulheres poderiam ser elegíveis para o medicamento apenas na Inglaterra, embora o NHS (sistema de saúde pública daquele país) estime que seu uso possa prevenir 2 mil casos de câncer de mama por ano.

O medicamento é o anastrozol, utilizado durante muitos anos para tratar a doença, mas que agora foi licenciado como opção de prevenção à doença.

Estudos recentes mostram que o medicamento pode reduzir a incidência de câncer de mama em quase 50% em mulheres que já passaram pela menopausa e que tenham risco moderado ou elevado da doença, incluindo casos familiares e mutações genéticas nos genes BRCA1 e BRCA2.

A partir de agora, qualquer mulher na Inglaterra, preocupada com um risco de câncer de mama superior ao normal, pode contatar seu médico de família, que poderá encaminhá-la para um especialista para uma avaliação completa do risco, tendo em conta o histórico familiar.

O anastrozol não está patenteado, o que significa que mais de uma empresa pode fabricá-lo e o medicamento pode ser distribuído de forma bastante barata. No Brasil, o medicamento genérico custa cerca de R$ 30, é vendido nas farmácias, mas é autorizado apenas para o tratamento da doença, e não para o uso preventivo.

Para riscos maiores

Pesquisas científicas indicaram que o anastrozol é eficaz na proteção contra a doença e tem menos efeitos colaterais do que o tamoxifeno, que já estava disponível como tratamento preventivo no Reino Unido.

"As pessoas têm estado particularmente preocupadas com coágulos sanguíneos e também, em alguns casos, com o desenvolvimento de câncer do endométrio [quando tomam tamoxifeno]. O anastrozol não parece fazer isso, por isso é uma ideia mais atraente," disse o professor Peter Johnson, do NHS.

Mas ainda existe o risco de alguns efeitos colaterais da droga, que podem ser semelhantes aos sintomas da menopausa, como ondas de calor, náusea, artrite, dor de cabeça e fraqueza. O NHS recomendou às pacientes que sofrem de efeitos colaterais que conversem com seus médicos.

O anastrozol funciona bloqueando uma enzima chamada aromatase, para reduzir a hormônio estrogênio.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Câncer

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.