13/02/2023

Repelentes à base de menta e citronela superam atuais e protegem por mais tempo

Redação do Diário da Saúde
Repelentes à base de menta e citronela superam atuais e protegem por mais tempo
Os novos repelentes têm maior eficácia e menor toxicidade que os atuais.
[Imagem: Immacolata Iovinella et al. - 10.1021/acs.jafc.2c05537]

Repelentes derivados de plantas

O tradicional DEET tem-se mostrado eficaz contra mosquitos e pernilongos, mas esse repelente é fedorento e sua proteção é de curta duração.

Mas uma nova geração de repelentes está nascendo pelas mãos de Immacolata Iovinella e colegas de várias universidades italianas.

Iovinella criou um novo repelente de longa duração, oferecendo proteção por até 8 horas, que tem ainda outras vantagens sobre os demais repelentes, incluindo um cheiro agradável.

A equipe já trabalha há algum tempo no desenvolvimento de uma formulação baseada em dois repelentes naturais à base de plantas - os compostos ativos são o mentol e a citronelal. Os pesquisadores converteram os compostos naturais, chamados terpenoides, em acetais e hidroxiacetais cíclicos, estendendo assim seu tempo de proteção, superando o DEET. Mas os pesquisadores queriam melhorar esses produtos iniciais.

Agora, eles conseguiram sintetizar hidroxiacetais cíclicos adicionais a partir de carbonilas, compostos químicos baratos e disponíveis comercialmente. Os novos compostos cíclicos apresentam odores agradáveis e muito mais fracos e são mais fáceis de dissolver em água, o que significa que podem ser formulados sem altas concentrações de álcool.

Melhor que DEET e icaridina

As melhores formulações mostraram-se tão eficazes quanto DEET e a icaridina. E, como a picaridina, eles forneceram aos voluntários humanos mais de 95% de proteção contra picadas por pelo menos oito horas, enquanto a proteção do DEET caiu rapidamente abaixo desse nível depois de apenas duas horas.

O nível de toxicidade também é equivalente ou menor do que a dos repelentes comerciais. Dois hidroxiacetais em particular mostraram-se menos propensos a causar reações imunes ou penetrar nas camadas celulares do que a picaridina.

Os pesquisadores concluem que seus compostos representam uma nova classe de repelentes de mosquitos promissores, que podem competir favoravelmente com o DEET e a picaridina em termos de eficácia e segurança.

Eles agora esperam atrair o interesse da indústria para que seus compostos possam chegar ao mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cyclic acetals as novel long-lasting mosquito repellents
Autores: Immacolata Iovinella, Alessandro Mandoli, Cristina Luceri, Mario D’Ambrosio, Beniamino Caputo, Pietro Cobre, Francesca Romana Dani
Publicação: Journal of Agricultural and Food Chemistry
DOI: 10.1021/acs.jafc.2c05537
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.