06/07/2021

Revestimento sobre implantes de titânio melhora integração óssea

Redação do Diário da Saúde
Revestimento sobre implantes de titânio melhora integração óssea
O revestimento, que inclui nanopartículas de prata, melhora a adesão das células ósseas ao implante.
[Imagem: SPBSTU]

Osseintegração

Pesquisadores russos desenvolveram revestimentos para aplicar sobre implantes de titânio que aceleram a conexão do implante com o tecido ósseo, um processo conhecido como osseointegração.

"Nós desenvolvemos um método para aplicar um finíssimo revestimento de óxido de titânio, de tamanho nanométrico e uniforme, em estruturas de carcaça de titânio, que pode ser usado como um implante. Os experimentos demonstraram que os revestimentos aceleram a osseintegração dos implantes," observa o Dr. Maxim Maximov da Universidade Politécnica Pedro O Grande, de São Petersburgo.

A equipe testou as propriedades do material recobrindo uma variedade de implantes de titânio, com diferentes composições, espessuras e estruturas. Os revestimentos são aplicados por deposição de camada atômica (ALD) em equipamentos especiais a vácuo.

Após a modificação dos implantes, os testes foram realizados em células in vitro e, em seguida, in vivo, em animais experimentais.

Segundo os cientistas, uma parte importante do desenvolvimento consistiu em selecionar o tamanho e a morfologia das nanopartículas, de forma a não permitir que a prata que a equipe pretende usar cause efeitos negativos nas células vivas e, ao mesmo tempo, preserve as propriedades benéficas do revestimento.

"Atualmente começamos a aplicar nanopartículas de prata na superfície do titânio, uma vez que este elemento químico tem propriedades antibacterianas úteis e deve reduzir o risco de rejeição do implante. No entanto, para usar os revestimentos de prata livremente, é necessário ajustar as condições e o método geral de obtenção do material," destaca o Dr. Denis Nazarov, da Universidade Estadual de São Petersburgo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Effects of Chemical Etching and Ultra-Fine Grain Structure of Titanium on MG-63 Cells Response
Autores: Denis Nazarov, Elena Zemtsova, Vladimir Smirnov, Ilya Mitrofanov, Maxim Maximov, Natalia Yudintceva, Maxim Shevtsov
Publicação: Metals
Vol.: 11(3), 510
DOI: 10.3390/met11030510
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Ossos e Articulações

Próteses

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.