11/08/2010

Campanha contra a pólio quer vacinar 14,6 milhões de crianças

Agência Brasil

Segunda dose

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no próximo sábado (14), pelo Ministério da Saúde.

Voltada para crianças menores de 5 anos, a campanha este ano terá o slogan "Não vai esquecer da segunda dose, hein?".

A meta é que 14,6 milhões crianças sejam imunizadas nos 115 mil postos de vacinação distribuídos em todo o Brasil.

Vírus selvagem da poliomielite

A campanha é para eliminar a doença que teve seu último caso registrado, em território brasileiro em 1989.

"É a imunização que garante a não circulação do vírus selvagem da poliomielite no país. Por isso, é tão importante vacinar as crianças nas duas etapas da campanha", explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno.

Para isso, a campanha é realizada anualmente e em duas etapas. A primeira ocorreu em junho e teve 14 milhões de crianças imunizadas.

Pólio

A pólio é uma doença contagiosa, uma infecção causada por um vírus que afeta todo o corpo, inclusive músculos e nervos. Em casos mais graves, pode causar paralisia, principalmente nas pernas.

A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

No total, serão distribuídas 48 milhões de doses nas duas fases da campanha. O ministério investiu nas duas fases da campanha R$ 40,9 milhões.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Saúde Pública

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.