23/08/2016

Selfie escovando os dentes pode melhorar sua saúde bucal

Redação do Diário da Saúde
Selfie escovando os dentes pode melhorar sua saúde bucal
Além de tentar descobrir a melhor forma de escovar os dentes, você pode aprender como cuidar da sua escova de dentes.
[Imagem: UCL]

Bizarro, mas útil

Você já pensou em tirar selfies enquanto escova os dentes?

Talvez as fotos não fiquem muito atrativas para compartilhar com os amigos, mas elas poderão lhe ajudar a melhorar sua técnica de escovação dos dentes e, por decorrência, sua saúde bucal.

Quem garante é o professor Lance Vernon, da Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve (EUA).

Depois de convencer alguns estudantes a levar adiante sua proposta um tanto estranha, ele demonstrou que as imagens e vídeos podem ser usados para aprimorar a técnica de escovação sem que as pessoas precisem gastar mais tempo esfregando a escova.

Memória muscular

A maioria das pessoas tem a capacidade, a motivação e a vontade de escovar os dentes corretamente, mas o professor Vernon acredita que o uso de técnicas inadequadas pode significar que essa dedicação não terá os resultados que poderia ter.

O que ele queria demonstrar é que o ato de fotografar ou filmar a si próprio escovando os dentes expõe hábitos já enraizados, fazendo com que as pessoas percebam como estão de fato escovando os dentes. E, orientados por uma educação adequada, elas podem então iniciar mudanças de comportamento.

O pesquisador ressalta, contudo, que novos hábitos de escovação não são criados meramente por uma exposição educativa, em sala de aula, por exemplo: ela envolve o processo de formação da memória, de associações e da criação de uma nova memória muscular, que então estabelecerá um novo hábito mais saudável.

"Alterar os comportamentos de escovação - que são hábitos enraizados ligados à memória muscular - pode exigir bastante tempo e orientação," afirmou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Higiene Pessoal

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.