10/11/2020

Sensor portátil criado por brasileiros detecta coronavírus na hora

Redação do Diário da Saúde
Sensor portátil criado por brasileiros detecta coronavírus na hora
Foto do biossensor - em primeiro plano - e da interface para leitura dos resultados.
[Imagem: USP]

Exame de covid na hora

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um kit de exame capaz de detectar o novo coronavírus na hora.

O equipamento usa biossensores avançados com nanotecnologia de grafeno para detectar o SARS-CoV-2, causador da covid-19. E a equipe acredita que a mesma tecnologia possa ser usada para detectar outras doenças.

Batizado de GRAPH Covid-19, o dispositivo é um biochip que dá os resultados com rapidez e precisão, além de ser totalmente portátil.

Outras vantagens são que o exame usa apenas um pequeno volume de amostra biológica - como, por exemplo, uma gota de sangue - e que ele será produzido no Brasil, dispensando a necessidade de importação de insumos e possibilitando alta escala de produção para atender rapidamente à demanda diagnóstica em todo o País.

Atualmente, os testes rápidos importados são realizados por imunocromatografia, método de baixa exatidão e que traz grande preocupação com resultados falsos-negativos. Por isso, a chegada de biossensores como plataforma diagnóstica no setor clínico é uma evolução tecnológica, com grandes vantagens frente às soluções disponíveis.

"Esta tecnologia traz benefícios significativos em relação a metodologias analíticas convencionais, tais como rapidez, alta sensibilidade e especificidade. Sua portabilidade permite diagnosticar o SARS-CoV-2 em qualquer local: postos do SUS, unidades de saúde, regiões remotas e até no controle de portos e aeroportos," disse a pesquisadora Fabiana Medeiros, uma das criadores do novo exame.

O funcionamento básico do equipamento em laboratório já foi comprovado. No momento, a equipe está trabalhando na validação de diagnóstico do SARS-CoV-2. "Esperamos ter resultados mais robustos no primeiro trimestre de 2021 e, naturalmente, o SUS [Sistema Único de Saúde] será o principal foco de atuação desta tecnologia," disse Fabiana.

Os pesquisadores já fundaram uma empresa, a Biosintesis, para fabricar os novos biossensores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Biochips

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.