17/02/2011

HC inaugura sistema robotizado de esterilização de instrumentos cirúrgicos

Com Informações da Agência Fapesp e HCNet

Esterilização automática

O Hospital das Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou um sistema robotizado de lavagem, esterilização e desinfecção de materiais médico-hospitalares, pioneiro na América Latina.

O sistema substituiu um parque tecnológico com mais de 25 anos em funcionamento na Central de Material Esterilizado do Hospital das Clínicas, na capital paulista.

Segundo o HC, o objetivo do equipamento é assegurar uma eficiente prevenção de infecções hospitalares, com foco na segurança do paciente. A capacidade de processamento da nova tecnologia é 100% maior do que a do modelo anterior.

Robô que leva e esteriliza

O sistema é composto por quatro lavadoras termodesinfectoras, quatro autoclaves - sendo uma híbrida para esterilização a alta e baixa temperatura -, um lavador de carros (máquina de lavagem dos carrinhos que transportam instrumentais cirúrgicos) e métodos robotizados para carga e descarga.

Um sistema de rastreabilidade computadorizado controla todo o processo. A Central de Material Esterilizado do Instituto passa a contar com três grandes compartimentos, sem acesso direto entre eles: área suja (expurgo), área de preparo de material limpo e guarda de material estéril.

A área suja recebe os materiais contaminados utilizados nos mais diversos procedimentos. Eles são colocados em cestos e transportados por esteiras automatizadas até as lavadoras termodesinfectadoras.

Filtragem por osmose

Por dia, serão esterilizados 240 caixas cirúrgicas, 150 pacotes de curativos e de pequenos procedimentos e 500 peças de assistência ventilatória, para atender 52 salas cirúrgicas, 15 Unidades de Terapia Intensiva, 976 leitos operacionais e 450 consultórios ambulatoriais.

Limpos, os instrumentais são direcionados automaticamente para as estações de trabalho, onde são separados e acondicionados, de acordo com as necessidades de cada procedimento. Em seguida, passam por processo de esterilização física ou química em área totalmente independente das demais.

A água que abastece a central de material esterilizado passa por processo de filtragem por osmose. Além disso, o local recebeu sistema de exaustão e ar-condicionado, com diferenciais de pressão entre as áreas e controle rígido de temperatura e umidade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Infecções

Laboratórios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.