31/05/2021

Substâncias químicas no ambiente podem aumentar o colesterol

Redação do Diário da Saúde
Substâncias químicas no ambiente podem aumentar o colesterol
A imagem do LDL como "colesterol ruim" vem sendo desmistificada pelas pesquisas mais recentes.
[Imagem: Wikimedia/Ufinne]

Medicamentos e substâncias que aumentam colesterol

Pesquisadores descobriram um novo mecanismo que regula os níveis de colesterol, um fator até agora desconhecido e que pode explicar por que alguns medicamentos e produtos químicos ambientais aumentam o colesterol no sangue.

O novo mecanismo nas células provoca um aumento do colesterol LDL, considerado o "colesterol ruim".

No cerne da descoberta está um receptor que detecta o ambiente químico das células, o receptor do pregnano X (PXR), que é um regulador chave no metabolismo de medicamentos no fígado.

Estudos recentes mostraram que o PXR também regula a pressão sanguínea, bem como o metabolismo da glicose e dos lipídios.

Muitos medicamentos, ingredientes alimentares e produtos químicos ambientais ativam o receptor PXR. Um exemplo de uma dessas drogas é o antibiótico rifampicina.

Produtos químicos que ativam o receptor PXR também são encontrados em muitos pesticidas, retardadores de chama, aditivos plásticos e poluentes ambientais.

A equipe mostrou pela primeira vez que a ativação do receptor PXR aumenta a produção de colesterol no fígado e, especialmente, eleva a quantidade de colesterol LDL prejudicial no sangue humano.

"Os níveis de colesterol são conhecidos por serem afetados pelo estilo de vida e fatores hereditários. Nossa pesquisa fornece fortes evidências de que a composição química do nosso ambiente também desempenha um papel na elevação do colesterol. Como o colesterol elevado é um dos fatores de risco mais importantes para doenças cardiovasculares, o aumento no colesterol causado por substâncias químicas pode ser relevante para a saúde pública," disse a professora Janne Hukkanen, da Universidade de Oulu (Finlândia).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Activation of pregnane X receptor induces atherogenic lipids and PCSK9 by a SREBP2?mediated mechanism
Autores: Mikko Karpale, Aki Juhani Karajamaki, Outi Kummu, Helena Gylling, Tuulia Hyotylainen, Matej Oresic, Ari Tolonen, Heidi Hautajarvi, Markku J. Savolainen, Mika Ala-Korpela, Janne Hukkanen, Jukka Hakkola
Publicação: British Journal of Pharmacology
DOI: 10.1111/bph.15433
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Poluição

Contaminação

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.