22/04/2013

Tablet da Saúde viabiliza acesso a produção científica

Com informações da Agência USP

Um projeto em desenvolvimento na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) pretende usar a tecnologia para valorizar os profissionais da saúde.

A meta é fornecer aos trabalhadores da área um tablet conectado à internet por um modem 3G, que permita o acesso direto ao conteúdo acadêmico e científico produzido pela faculdade que é o maior centro de referência em estudos médicos no País.

O dispositivo, batizado de "Tablet da Saúde" é a parte prática do Programa de Valorização dos Profissionais de Saúde por Educação Interativa a Distância e Teleassistência.

O programa criou a chamada "Nuvem do Conhecimento da Saúde", uma plataforma digital que armazena vídeos, cursos e materiais interativos criados pelos especialistas. O "Tablet da Saúde" funciona como uma janela para esta "nuvem".

Nas mãos de profissionais de saúde em atuação no campo de trabalho, o aparelho abre muitas possibilidades e pode viabilizar, por exemplo, cursos de educação profissional continuada ou web conferências com especialistas em determinados assuntos.

O dispositivo pode ser utilizado tanto pelos profissionais como também por universitários, em qualquer ambiente, hospitalar ou não.

"O Tablet da Saúde trabalha com o conceito de saúde móvel. Além de reprodução dos conteúdos, o dispositivo pode trabalhar também de maneira autônoma. Ele tem a capacidade de funcionar como uma máquina fotográfica que registra uma determinada situação problema. Com acesso a internet, esta imagem poderia ser enviada para profissionais especializados alocados em algum centro de referência que poderiam fornecer um grande suporte para o médico que está em campo", explica o médico Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Softwares

Educação

Robótica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.