23/09/2022

Quer uma tatuagem sem dor? É possível e você mesmo aplica

Redação do Diário da Saúde
Quer uma tatuagem sem dor? É possível e você mesmo aplica
A equipe incorporou diversas tecnologias em suas tatuagens de microagulhas, incluindo tatuagens invisíveis para uso médico.
[Imagem: Song Li et al. - 10.1016/j.isci.2022.105014]

Tatuagem sem dor

Em vez de ficar sentado em uma cadeira de tatuagem por horas sofrendo punções dolorosas, imagine ser tatuado por um adesivo de pele contendo agulhas microscópicas.

Sim, isto já é possível: Pesquisadores desenvolveram tatuagens de baixo custo, virtualmente indolores e sem sangue, e que o próprio usuário aplica.

"Nós miniaturizamos a agulha para que ela seja indolor, mas ainda assim deposite efetivamente a tinta da tatuagem na pele," disse Mark Prausnitz, do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA). "Isto pode ser uma maneira não apenas de tornar as tatuagens médicas mais acessíveis, mas também de criar novas oportunidades para tatuagens cosméticas, devido à facilidade de administração."

As tatuagens já são usadas na medicina para encobrir cicatrizes, orientar tratamentos repetidos de radiação contra o câncer ou para restaurar mamilos após uma cirurgia de mama. As tatuagens também podem ser usadas em substituição às tradicionais pulseiras de hospital, ou para emitir alertas em condições médicas graves, como diabetes, epilepsia ou alergias.

Na outra ponta, vários produtos cosméticos que usam microagulhas já estão no mercado, principalmente em terapias antienvelhecimento.

A novidade agora é que a equipe juntou as duas tecnologias, usando as microagulhas para aplicar tatuagens - tanto médicas quanto cosméticas.

"Nós vimos isso como uma oportunidade para alavancar nosso trabalho na tecnologia de microagulhas, tornando as tatuagens mais acessíveis," disse Prausnitz. "Embora algumas pessoas estejam dispostas a aceitar a dor e o tempo necessários para fazer uma tatuagem tradicional, acreditamos que outras possam preferir uma tatuagem que seja simplesmente pressionada na pele e não doa."

Tatuagem sem dor e que você mesmo aplica
Conjunto de microagulhas contendo a tinta de tatuagem.
[Imagem: Georgia Tech]

Tatuagens médicas e tatuagens cosméticas

Enquanto a maioria dos adesivos de microagulhas para produtos farmacêuticos ou cosméticos tenha dezenas ou centenas de microagulhas dispostas em um quadrado ou círculo, as tatuagens de microagulhas imprimem um desenho que pode incluir letras, números, símbolos e imagens.

Ao organizar as microagulhas em um padrão específico, cada microagulha age como um píxel para criar uma imagem de tatuagem em qualquer forma ou padrão.

As tatuagens também foram projetadas com a privacidade em mente: Os pesquisadores até criaram emplastros sensíveis a fatores ambientais, como luz ou mudanças de temperatura, onde a tatuagem só aparecerá com luz ultravioleta ou sob temperaturas mais altas - isso proporciona privacidade aos pacientes de tatuagens médicas, revelando o dispositivo apenas quando desejado.

"O objetivo não é substituir todas as tatuagens, que geralmente são obras de beleza criadas por artistas tatuadores," disse Prausnitz. "Nosso objetivo é criar novas oportunidades para pacientes e pessoas que desejam uma tatuagem indolor que possa ser facilmente administrada."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Microneedle patch tattoos
Autores: Song Li, Youngeun Kim, Jeong Woo Lee, Mark R. Prausnitz
Publicação: iScience
DOI: 10.1016/j.isci.2022.105014
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Acupuntura

Auto-imagem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.