15/07/2009

Taxa de mortalidade infantil em São Paulo é a menor da história

Elaine Patricia Cruz - Agência Brasil

Menor mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil no estado de São Paulo, no ano passado, atingiu o menor índice de sua história. O dado, apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde, foi apurado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.

A entidade revelou que houve 12,5 óbitos de crianças menores de 1 ano a cada mil nascidas vivas. Em 2007, segundo a Secretaria de Saúde, o índice foi de 13 óbitos por mil nascidos. Em 13 anos, a taxa de mortalidade infantil caiu quase à metade (-48,97%), em São Paulo.

Variações no estado

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o índice de mortalidade infantil, na capital, foi de 12 óbitos a cada mil crianças nascidas. A menor taxa de mortalidade do estado foi observada na região de Barretos, com 9,8 óbitos por mil nascidos. A maior, foi registrada na Baixada Santista, com 16,4 óbitos.

O resultado foi considerado bom pelo governador de São Paulo, José Serra. "Nos dois últimos anos, mais de 5 mil crianças viveram devido a essa queda da mortalidade infantil", declarou o governador, em entrevista no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na zona leste da capital, onde o número foi apresentado.

Acesso ao pré-natal

Segundo ele, os fatores que permitiram a queda da taxa de mortalidade infantil no estado foram a melhora da atenção básica de saúde, especialmente com o Programa Saúde da Família; a melhora da assistência e o acesso ao pré-natal, com a oferta de mais leitos nos hospitais e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais; e também a melhora no sistema de saneamento básico.

A Secretaria de Saúde também acrescentou como fator importante para a queda na mortalidade infantil a vacinação de crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Dos cerca de 650 municípios do estado, 261 já têm taxa de mortalidade infantil abaixo de dez, de um dígito, índice típico de países desenvolvidos. É um dado a comemorar. A mortalidade infantil é o principal indicador mundial de desenvolvimento social", afirmou Serra.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gestão em Saúde

Gravidez

Cuidados com o Recém-nascido

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.