05/05/2023

Técnica para formar coágulos pode interromper hemorragias e salvar vidas

Redação do Diário da Saúde
Técnica para formar coágulos pode interromper hemorragias e salvar vidas
Nanopartículas sintéticas são injetadas no corpo e ajudam a formar coágulos sanguíneos nos locais de lesão interna.
[Imagem: Christine Daniloff/MIT]

Coágulos do bem

Os coágulos sanguíneos podem ser inimigos terríveis, causando problemas como tromboses e derrames.

Mas eles também podem salvar sua vida, como quando você tem um ferimento grave ou passa por uma cirurgia e precisa que coágulos formem-se rapidamente para evitar que você morra de hemorragia.

A perda de sangue em eventos traumáticos, como acidentes de carro, contribui para mais de 2,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Esse tipo de trauma pode causar sangramento interno de órgãos como o fígado, que é difícil de detectar e tratar. Nesses casos, é fundamental interromper o sangramento o mais rápido possível, até que o paciente possa ser transportado ao hospital para tratamento adicional.

Para estes casos, pesquisadores acabam de criar um sistema bicomponente - uma nanopartícula e um polímero - que pode ser injetado no corpo e ajudar a formar os coágulos sanguíneos exatamente onde eles são necessários, nos locais de lesão interna.

"O que foi especialmente notável nestes resultados foi o nível de recuperação de lesões graves que vimos nos estudos com animais. Ao introduzir dois sistemas complementares em sequência, é possível obter um coágulo muito mais forte," disse a Dra Paula Hammond, do MIT (EUA).

Ao contrário dos sistemas hemostáticos desenvolvidos anteriormente, a nova tecnologia imita as ações das plaquetas - as células que iniciam a coagulação do sangue - e do fibrinogênio, uma proteína que ajuda a formar coágulos.

"A ideia de usar dois componentes permite a gelificação seletiva do sistema hemostático à medida que a concentração é aumentada na ferida, imitando o efeito final da cascata de coagulação natural," disse Bradley Olsen, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Engineering a Two-Component Hemostat for the Treatment of Internal Bleeding through Wound-Targeted Crosslinking
Autores: Celestine Hong, Yanpu He, Porter A. Bowen, Angela M. Belcher, Bradley D. Olsen, Paula T. Hammond
Publicação: Advanced Healthcare Materials
Vol.: 2202756
DOI: 10.1002/adhm.202202756
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Cirurgias

Acidentes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.