28/05/2014

Celulares causam dermatite em pessoas sensíveis a níquel

Redação do Diário da Saúde
Telefones celulares podem causar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao níquel
O níquel é um metal branco-prateado altamente resistente à corrosão, sendo usado principalmente na fabricação de aços inoxidáveis e em baterias recarregáveis.
[Imagem: Wikipedia]

Médicos começam a identificar os telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos pessoais como fontes de sensibilização que levam ao surgimento de uma doença da pele chamada dermatite alérgica de contato (DAC).

Seis estudos avaliando a liberação de alérgenos por telefones celulares foram publicados recentemente em revistas médicas.

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Jacob Thyssen, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), decidiu então revisar todos esses estudos, com vistas a verificar o nível de preocupação que eles levantam.

"Alérgenos metálicos, nomeadamente níquel e cromo, estão frequentemente implicados na DAC (dermatite alérgica de contato) associada a celulares. A liberação de níquel a partir de telefones celulares parece ser comum e foi relatada tanto em telefones celulares baratos quanto nos modelos mais caros, incluindo telefones ao abrigo da diretiva de níquel da União Europeia," disse o Dr. Thyssen.

A sensibilidade ao contato direto com o níquel atinge cerca de 17% das mulheres e 3% dos homens.

Dermatite causada por celulares

Depois de avaliar os estudos, a equipe concluiu que os casos documentados são suficientes para servirem de alerta aos médicos durante o diagnóstico da dermatite alérgica em seus pacientes.

A sensibilização ao níquel foi comum em crianças, resultando em níveis de prevalência de DAC de até 33% nessa faixa etária.

Segundo os pesquisadores, esta informação é importante para os profissionais, principalmente na avaliação de pacientes com dermatite da face, pescoço, mãos, peito, coxas ou outros lugares comumente expostos ao contato com os telefones celulares.

O estudo, publicado na revista Pediatric Allergy, Immunology, and Pulmonology sob o título "Dermatite de Telefones Celulares em Crianças e Adultos: Uma Revisão da Literatura", foi disponibilizado para leitura gratuita.

Recentemente, outra equipe chamou atenção para o crescimento da dermatite alérgica de contato induzida pelo alumínio, um elemento usado justamente na composição de tratamentos contra alergias:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alergias

Cuidados com a Pele

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.