17/06/2011

Ter um carro esporte torna um homem mais atraente para as mulheres?

Redação do Diário da Saúde
Ter um carro esporte torna um homem mais atraente para as mulheres?
Alguns homens são como pavões, comprando produtos extravagantes para chamar a atenção de parceiras para relacionamentos de curto prazo.
[Imagem: Rice University]

Veloz como o carro

Assim como os pavões usam suas penas, alguns homens gastam dinheiro em bens que chamam a atenção na tentativa de atrair as mulheres - sobretudo para relacionamentos de curto prazo.

Mas as mulheres nem sempre entram na festa - depende do que elas estão procurando.

Um novo estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, concluiu que, ainda que uma mulher possa achar um homem que compra um produto de luxo chamativo (como um Porsche) mais "desejável" do que um homem que compra um carro mais simples, há um problema aí.

O cara do Porsche pode ser visto como desejável para "ficar", mas não como um parceiro para um relacionamento de longo prazo.

Homem-pavão

Segundo o estudo, a ostentação nos gastos é um indício de que o homem está interessado em sexo sem compromisso.

"Esta pesquisa sugere que os produtos chamativos, tais como Porsches, podem ter a mesma função para alguns homens que as penas grandes e brilhantes servem para os pavões," diz Jill Sundie, da Universidade do Texas (EUA).

Assim como os pavões exibem suas caudas para suas potenciais companheiras, os homens que estão interessados em relações sexuais de curto prazo ostentam suas fantasias e disfarces na forma de carros e outros produtos caros.

"As pessoas podem sentir que possuir coisas chamativas as torna mais atraentes como um parceiro para relacionamento mas, na verdade, muitos homens podem estar enviando às mulheres a mensagem errada," diz o coautor Daniel Beal, da Universidade Rice.

"Quando as mulheres estão considerando um relacionamento de longo prazo, possuir o carro esporte pode não ter nenhuma vantagem em relação a possuir um carro econômico," completa.

E as mulheres?

As mulheres, por seu lado, não se comportam da mesma maneira e não compram produtos espalhafatosos especificamente para atrair os homens, dizem os pesquisadores.

"Obviamente, as mulheres também gastam muito dinheiro em coisas caras," diz Sundie. "Mas a antecipação do romance não provoca gastos como acontece com alguns homens."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sexualidade

Auto-imagem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.