02/03/2016

Terapias antienvelhecimento têm efeitos opostos em homens e mulheres

Redação do Diário da Saúde
Terapias antienvelhecimento têm efeitos opostos em homens e mulheres
Uma das principais contestações recentes sobre terapias para aumentar a longevidade aponta que os radicais livres podem não ser responsáveis pelo envelhecimento.
[Imagem: Wikipedia]

Gêneros opostos

Tratamentos contra o envelhecimento - tradicionalmente desenvolvidos em animais de laboratório - que se mostraram benéficos para as fêmeas, na verdade podem fazer mal aos homens.

Analisando anos de pesquisas que incluíram avaliações alimentares e farmacêuticas em cobaias que vão de moscas-da-fruta a camundongos, os pesquisadores mostraram que as intervenções contra o envelhecimento podem ter efeitos opostos sobre as taxas de mortalidade em homens e mulheres.

Esses resultados parecem estar de acordo com dados recolhidos em seres humanos, disse o pesquisador John Tower, da Universidade do Sul da Califórnia em Davis (EUA).

Hormônios e dietas

Tower e seus colegas descobriram que tratar os animais com o hormônio esteroide mifespristona/RU486 - utilizado em seres humanos para a interrupção da gravidez - diminuiu a produção de ovos nas fêmeas e gerou um aumento da longevidade.

Porém, os efeitos foram, por vezes, opostos nos machos, causando uma redução no seu tempo de vida.

Efeitos similares foram obtidos por meios não-farmacológicos, ajustando as dietas das moscas-da-fruta e de camundongos.

A equipe destaca que, doravante, os estudos deverão analisar os efeitos de terapias visando aumentar a longevidade separadamente em populações de machos e fêmeas.

As conclusões foram publicadas no Journal of Gerontology: Biological Sciences.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Gênero

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.