23/09/2020

Existem cinco tipos de donos de gatos, dizem cientistas

Redação do Diário da Saúde
Existem cinco tipos de donos de gatos, dizem cientistas
Sumário dos fatores que identificam os diferentes tipos de donos de gatos.
[Imagem: Sarah L. Crowley et al. - 10.1002/fee.2254]

Os gatos e a vida selvagem

Os ambientalistas e as organizações de conservação há muito se preocupam com a grande população de gatos domésticos.

Embora dividam a preferência das pessoas com os cães, a maioria dos gatos de estimação continua seguindo seus instintos e matando alguns animais selvagens. E, com uma população de milhões de gatos, o número de pássaros, pequenos mamíferos e répteis capturados parece ser grande.

À parte seu papel bem-vindo de "caçadores de ratos", a maioria dos proprietários de gatos reconhece que os animais mortos trazem para casa uma lembrança desagradável do lado selvagem do seu animal de estimação.

Abordar este problema tem sido difícil devido a divergências entre as pessoas que priorizam o bem-estar dos animais e aquelas que se concentram na conservação da vida selvagem - coloque duas pessoas com pontos de vista opostos para tentar debater a questão e coisa vira um caso de gato e rato rapidamente.

Uma equipe da Universidade de Exeter (Reino Unido) acredita que o problema merece um debate mais criterioso.

Para isso, eles criaram um projeto chamado "Gatos, Donos de Gatos e Vida Selvagem (Cats, Cat Owners and Wildlife), cujo objetivo é tentar encontrar uma preservação do tipo "ganha-ganha", identificando formas de os proprietários controlarem seus animais que beneficiem os próprios animais domésticos e também reduzam a matança de animais selvagens.

Que tipo de dono de gato você é?

Para começar, os cientistas se dispuseram a tentar entender como os donos veem seus gatos e como melhor gerenciá-los.

Eles descobriram que existem basicamente cinco tipos de donos de gatos - ou donos de gatos com cinco modos diferentes de abordar a questão entre seus bichanos e a vida selvagem.

Esses tipos variam de "zeladores conscienciosos", preocupados com o impacto dos gatos na vida selvagem e que sentem alguma responsabilidade, a "defensores da liberdade", que se opõem totalmente às restrições ao comportamento dos gatos.

Já os "protetores preocupados" focam na segurança dos gatos, enquanto os "guardiões tolerantes" não gostam de seus gatos caçando, mas tendem a aceitar o comportamento, e, finalmente, os "proprietários 'deixa estar' (laissez-faire)", amplamente inconscientes de quaisquer problemas quanto aos seus gatos vagando fora de casa e caçando.

Existem cinco tipos de donos de gatos, dizem cientistas
Os cientistas bolaram um sistema complexo de perguntas para que os donos de gatos revelassem seus pontos de vista de forma autêntica.
[Imagem: Sarah L. Crowley et al. - 10.1002/fee.2254]

"Embora tenhamos encontrado uma série de pontos de vista, a maioria dos proprietários de gatos no Reino Unido valoriza o acesso externo para seus gatos e se opôs à ideia de mantê-los dentro de casa para evitar que eles cacem. Políticas de confinamento de gatos, portanto, provavelmente não encontrarão apoio entre os proprietários no Reino Unido.

"No entanto, apenas um dos tipos de proprietários viu a caça como algo positivo, sugerindo que os demais podem estar interessados em reduzi-la de alguma forma.

"Para ser mais eficaz, os esforços para reduzir a caça devem ser compatíveis com as diversas circunstâncias dos proprietários," resumiu a professora Sarah Crowley, do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Exeter.

Como evitar que os gatos saiam para caçar

Outro fruto do debate e das entrevistas foram algumas medidas iniciais que os donos de gatos podem adotar para evitar que seus animais de estimação matem outros animais igualmente apreciados e queridos.

As medidas sugeridas incluem a adoção de coleiras coloridas, feitas de tecido, e que impedem que os gatos se camuflem na vegetação, avisando os pássaros de que o perigo se aproxima.

Muitos proprietários também equipam seus gatos com sinos, que cumprem o mesmo papel.

A equipe está agora examinando a eficácia destas e de outras medidas e como os proprietários se sentem em relação a elas, com vista a oferecer diferentes soluções.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Diverse perspectives of cat owners indicate barriers to and opportunities for managing cat predation of wildlife
Autores: Sarah L. Crowley, Martina Cecchetti, Robbie A. McDonald
Publicação: Frontiers in Ecology and the Environment
DOI: 10.1002/fee.2254
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.