24/12/2008

Ao tomar uma decisão difícil, é melhor não pensar muito

Redação do Diário da Saúde
Ao tomar uma decisão difícil, é melhor não pensar muito
Estudo sugere que o insconsciente pode ser mais eficiente na tomada de decisões complexas.
[Imagem: iStockphoto/Willie B. Thomas]

Pensamento inconsciente

Quando se deparar com um problema complicado ou com a necessidade de tomar uma decisão difícil, não adianta ficar fazendo listas de opções e pesando cada uma delas.

O melhor a fazer pode ser simplesmente esquecer o problema e deixar que seu inconsciente o ajude a fazer a melhor escolha.

Mas os pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, alertam que há limites nessa estratégia de deixar as decisões nas mãos do inconsciente, porque há situações nas quais o pensamento inconsciente não resulta na melhor decisão.

Depende dos ganhos

Os resultados mostram que, em alguns casos, como quando os ganhos advindos da decisão são similares qualquer que seja a opção escolhida, queimar neurônios não ajuda muito e o inconsciente pode fazer as melhores decisões.

Entretanto, quando há grandes diferenças na quantidade de dinheiro que se pode ganhar com as diversas opções, ficar remoendo o problema longamente e pesando todas as possibilidades é a abordagem que traz os melhores benefícios.

Pensar o suficiente

Os voluntários que ficaram pensando conscientemente sobre a decisão por um período de tempo determinado tiveram o pior rendimento, tanto quando os prêmios são altos quanto quando os prêmios são baixos.

Os pesquisadores explicam que esses voluntários "tiveram tempo demais para pensar" e sugerem que sua atenção tenha sido dirigida para fatores menos relevantes, resultando em decisões menos lucrativas.

Os resultados sugerem que, embora o pensamento inconsciente possa nos ajudar a tomar as decisões corretas em algumas ocasiões, é freqüentemente melhor pensar "o tempo suficiente" sobre o problema, focando-se em seus aspectos mais relevantes.

O único problema é descobrir quando é que você já pensou o suficiente. Talvez seja útil deixar o inconsciente decidir isto.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Intuição

Mente

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.